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Sabe quando e onde foi construída a primeira linha de comboio em Portugal?



A história dos caminhos de ferro em Portugal reveste-se de uma elevada importância para o conhecimento da evolução histórica deste país, a partir de meados do século XIX. O desenvolvimento operado no país nos séculos XIX e XX fica a dever-se, no âmbito das vias de comunicação, maioritariamente ao meio ferroviário. As primeiras tentativas para a implementação deste meio de transporte iniciaram-se da Década de 18402 , embora as obras da primeira ligação ferroviária só se tenham iniciado em 1853; o primeiro troço, entre Lisboa e o Carregado, foi aberto anos depois, e o caminho de ferro chegou à fronteira com Espanha em 18633 e ao Porto em 1877.3 Em 1882 e 1887, foram concluídas, respectivamente, as Linhas da Beira Alta, e do Douro; em 1891, terminou-se a Linha do Oeste, e, em 1904, a Linha da Beira Baixa e o Ramal de Vendas Novas.4 A Sul, as cidades de Setúbal, Évora e Beja foram ligadas ao Barreiro, respectivamente, em 1861, 1863, e 18645 , tendo o caminho de ferro chegado a Faro em 18896 , e a Vila Real de Santo António em 1909. A rede ferroviária sofreu, na segunda metade do século XIX e nos inícios do século XX, uma expansão constante, tendo coberto praticamente todas as principais regiões e localidades do país. Os primeiros sinais de declínio surgiram com a crise económica decorrente da Primeira Guerra Mundial, tendo o comboio deixado de ser o meio de transporte dominante com a introdução em massa dos transportes rodoviário e aéreo, após a Segunda Guerra Mundial. Nos finais do século XX, verificou-se uma acentuada regressão nos caminhos de ferro, tendo sido encerrada grande parte da rede ferroviária nacional.