Breaking News

Voluntários chineses passam 200 dias em “base da lua”


Estudantes chineses passaram 200 dias contínuos em um “laboratório da lua” em Pequim. O país se prepara para o objetivo de longo prazo de colocar as pessoas na lua.

Quatro estudantes abarrotaram uma cabana de 160 metros quadrados chamada “Yuegong-1” – Palácio do Lunar – no campus da Universidade de Beihang, testando os limites da capacidade humana de viver em um espaço autônomo, informou a agência de notícias oficial Xinhua.



Os voluntários viveram no laboratório selado para simular uma missão espacial de longo prazo sem nenhuma contribuição do mundo exterior.


A experiência os testou até o limite, disse o diretor-chefe do módulo Liu Hong à Xinhua, especialmente em três ocasiões em que o laboratório experimentou apagões inesperados.

A experiência “desafiou o sistema, bem como o status psicológico dos voluntários, mas resistiram ao teste”, disse Liu.

A instalação trata o desperdício humano com um processo de bio-fermentação e os voluntários cultivaram culturas experimentais e vegetais com a ajuda de subprodutos de alimentos e resíduos.

Dois homens e duas mulheres entraram para uma estadia inicial de 60 dias. Eles foram então aliviados por outro grupo de quatro, que ficou 200 dias.

O grupo inicial agora retornará por mais 105, disse a Xinhua.

O “Palácio Lunar” possui dois módulos de cultivo e uma habitação: 42 metros quadrados com quatro cubículos para dormir, uma sala comum, uma casa de banho, uma sala de tratamento de resíduos e uma sala para criar animais.



Um teste exitoso de 105 dias foi realizado em 2014.

A China não espera aterrar seus primeiros astronautas na lua por pelo menos mais uma década, mas o projeto busca ajudar o país a preparar os exploradores lunares para estadias mais longas na superfície.

A China está derramando bilhões em seu programa espacial militar e trabalhando para alcançar os Estados Unidos e a Europa, com a esperança de ter um posto avançado tripulado até 2022.

A Rússia e os Estados Unidos também realizaram experiências para simular condições para viagens espaciais de longo prazo e morar em Marte.

Pequim vê o programa como simbolizando o progresso do país e um marcador de sua estatura mundial em ascensão, mas até agora a China tem reproduzido em grande parte atividades que a União Soviética e dos EUA iniciou há décadas.