Mosteiro da Batalha, maravilhas de Portugal
Situado na vila da Batalha, foi ordenada a sua construção pelo rei D. João I em 1386 em forma de agradecimento à virgem Maria pela vitória contra os castelhanos na batalha de Aljubarrota. Necessários 2 séculos para a sua construção, o edifício é maioritariamente construído ao estilo gótico e manuelino. Em 1983 foi considerado Património Mundial da UNESCO e em 2007 recebeu o título de uma das 7 maravilhas de Portugal 🇵🇹
A Batalha foi palco de grandes momentos históricos, desde a presença romana até às lutas decisivas pela independência, deixando um incontornável património cultural. Situada na margem esquerda do rio Lena, a Vila da Batalha deve a sua origem à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, como ex-voto de uma promessa cumprida, feita no campo onde foi travada a Batalha Real.
O primeiro núcleo populacional, maioritariamente de origem operária pois integrava bom número de artífices que trabalhavam nas obras do mosteiro, foi crescendo e prosperando ao longo do século XV, tendo sido elevado à categoria de Vila, a 18 de março d 1500, através de carta régia de D. Manuel, que na véspera tinha delimitado o seu termo (concelho) bastante menor que o actual.
Já em 1512 foi criada a Paróquia (ou freguesia), da Exaltação da Santa Cruz.
O nome e a própria vida a Vila da Batalha estão pois, intrinsecamente associados à história do Mosteiro, a sua principal pérola monumental que a transforma num dos locais mais visitados da região e do país.
Outros monumentos, embora de menor valia artística, podem ser visitados na vila da Batalha: a Igreja Matriz, iniciada no ano de 1514, com um portal manuelino de mestre Boutaca; a capela da Santa Casa da Misericórdia de estilo barroco/joanino do século XVIII; e a Ponte da Boutaca, obra revivalista e traça neo-gótica, da segunda metade do século XIX, localizada a poente do Mosteiro.
A visita à igreja é gratuita, para visitar todo o mosteiro o bilhete normal é 6€. Se preferir pode adquirir o bilhete Rota do Património que inclui Batalha, Alcobaça e Convento de Cristo por 15€.
Estudantes e adultos a partir de 65 anos têm desconto, assim como bilhetes de grupo ou famílias numerosas (2 adultos+ 2 ou mais filhos).
Gratuito para crianças até 12 anos.
Domingos e feriados até as 14.30h entrada livre para cidadãos a viver em território nacional.