Breaking News

O pior desastre ferroviário português



11 de setembro de 1985 🇵🇹

Neste dia aconteceu o pior desastre ferroviário português, ocorrido na Linha da Beira Alta. O acidente deu-se junto ao apeadeiro de Moimenta-Alcafache, na freguesia de Moimenta de Maceira Dão, no concelho de Mangualde.
O acidente envolveu duas composições de passageiros, uma efetuando o serviço internacional entre o Porto e Paris; a outra fazia um serviço de natureza regional, na direcção de Coimbra. A composição regional era composta pela locomotiva e por seis ou sete carruagens; o internacional era formado por uma locomotiva e por cerca de 12 carruagens. No total, viajavam cerca de 460 passageiros.
Ainda hoje passados todos estes anos não se sabe muito bem o número de vitimas mortais. Estimativas feitas por jornais, observadores oculares e outras fontes variavam entre 40 e 200 mortos.

No domingo, dia 15 de setembro de 2019, pelas 10h15, as vítimas do acidente ferroviário de Alcafache serão, uma vez mais, homenageadas e recordadas pelo município de Mangualde. A cerimónia terá lugar ao Km 94,850, da Estrada Nacional 234 Mangualde-Nelas, local do referido acidente.