Breaking News

Um acidente esteve quase a acontecer no espaço



Um satélite europeu de observação da Terra realizou uma manobra evasiva  (2 de setembro de 2019) para garantir que não colidisse com um dos satélites da SpaceX, recentemente lançado.

O satélite Aeolus da Agência Espacial Européia (ESA) disparou seus propulsores ontem de manhã, elevando sua órbita para passar com segurança pelo "Starlink 44", um dos primeiros 60 satélites na megaconstelação de Internet prevista pela SpaceX.

"A manobra ocorreu cerca de meia órbita antes da colisão em potencial. Pouco tempo depois do momento em que a colisão era esperada, o Aeolus transmitiu para casa normalmente seus dados científicos - provando que a manobra foi bem-sucedida e que uma colisão foi realmente evitada". Funcionários da ESA disseram via Twitter ontem.

"É muito raro realizar manobras de prevenção de colisões com satélites ativos. A grande maioria das manobras de prevenção da ESA é resultado de aproximação de satélites inoperantes ou fragmentos de colisões anteriores, acrescentaram em outro tweet.