Breaking News

GELO DERRETE NO ÁRTICO E NOVAS ILHAS SÃO DESCOBERTAS NA RÚSSIA



O aquecimento global continua provocando diversas mudanças geológicas em todo o mundo. Recentemente, em comunicado oficial divulgado pelo governo da Rússia, cinco ilhas com áreas que variam entre 900 e 54,5 mil metros quadrados foram reveladas. As extensões territoriais foram visualizadas em regiões próximas aos arquipélagos de Nova Zembla e Terra de Francisco José pela estudante universitária Marina Migunova enquanto analisava imagens de satélite do local em 2016

Confirmada neste ano pelo grupo hidrográfico de Expedição Integrada da Frota do Norte, que já havia encontrado aproximadamente 30 novas ilhas em pesquisas realizadas entre 2015 e 2018, a descoberta é fruto da forte ação de degelo causada pelo aumento acentuado de temperatura no Círculo Polar Ártico.

Segundo o grupo, as ilhas que provavelmente haviam sido engolidas pelo gelo ficaram novamente expostas devido às altas variações de temperatura que o local tem sofrido, especialmente nos últimos anos, chegando a 34,8 °C (94,6 °F) em 26 de julho de 2019 — algo inimaginável para a região. Somente no local, a perda de massa de gelo dobrou na relação entre 2011 e 2015 na comparação com os anos anteriores. Segundo a equipe, fenômenos semelhantes devem continuar acontecendo, causados especialmente pela intervenção desenfreada do ser humano na natureza.