Breaking News

Johannes Kepler, pai das leis do movimento planetário



Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão incontornável na revolução do pensamento científico dos séculos XVI e XVII, é o autor das leis do movimento planetário. Falecido há 381 anos, em Regensburg (atual Alemanha), sem completar 59 anos, foi Kepler quem descobriu que os planetas do nosso sistema solar andam à volta do Sol em órbitas elípticas.
Com base nos dados recolhidos pelo astrónomo dinamarquês Tycho Brahe, Kepler postulou as duas primeiras leis do movimento planetário, em 1609, na obra Astronomia Nova: que os planetas descrevem elipses com o Sol num dos focos e que o vetor raio de cada planeta descreve áreas iguais em iguais períodos de tempo. A terceira lei, publicada em 1619 na obra Harmonices Mundi, diz que os quadrados das translações dos planetas são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias ao Sol.
Pela importância de Kepler para a astronomia, a NASA batizou com o seu nome a missão de procura de planetas extrassolares, ou exoplanetas, que visa encontrar corpos semelhantes à Terra na chamada zona habitável da Via Láctea, ou próximos dela.