Breaking News

Venus, o iate idealizado por Steve Jobs, aparece pela primeira vez




Pouco mais de um ano após sua morte, aquela que parece ser uma das derradeiras criações de Steve Jobs veio a público. O iate Venus não tem nenhuma ligação com a Apple, mas possui muitas similaridades com a visão do cofundador e antigo CEO da empresa.


  A primeira imagem de Venus (nome da deusa romana do amor e beleza) foi flagrada em docas da cidade holandesa de Aalsmeer. Com curvas sóbrias e design minimalista, o iate se aproxima do descrito por Walter Isaacson em sua biografia Steve Jobs.
Conforme relata o jornalista Isaacson no livro, Jobs buscava a harmonia dessa embarcação com traçados suaves. Semelhanças entre o iate Venus e a arquitetura de Apple Stores podem ser notadas na cabine de controle e na área social, cercadas por paredes de vidro inteiriças. Jobs pediu ao engenheiro-chefe das lojas da Apple para desenvolver um vidro especial para o iate.

Pouco antes de falecer, Steve Jobs ainda trabalhava bastante no que deveria ser o design ideal do Venus, tendo como preocupação não deixar um barco semipronto para sua família após sua morte. De certa maneira, este iate foi uma forma de mantê-lo ativo em sua luta, conforme declarou Jobs a Walter Isaacson: “Eu sei que é possível que eu morra e deixe a Laurene (esposa de Jobs) um barco inacabado. Mas eu devo seguir em frente neste projeto. Se eu não o fizer, será admitir que estou prestes a morrer”.


  No Venus, sete iMacs de 27 polegadas estão dispostos no cômodo superior da embarcação. Externamente, o iate foi feito com paredes de alumínio, material responsável pela leveza do modelo e mede oitenta metros de comprimento.
A versão final do Venus foi desenvolvida tendo como colaboradores o designer francês Philippe Starck e construtores da empresa Feadship, onde a criação encontra-se ancorada. Cada membro da empreitada Venus recebeu da família Jobs, que esteve na apresentação do navio, um iPod Shuffle comemorativo, com o nome do iate gravado, acompanhado de uma carta, agradecendo pela colaboração e habilidade empregadas.