Breaking News

As historia das Balanças

 



Nas sociedades primitivas não havia grande necessidade de avaliar o peso e, quando alguém precisava de alguma coisa que pertencia a outro, fazia uma troca. O ouro no entanto, foi desde sempre considerado um material precioso, e teria sido para o pesar que os Egípcios inventaram a balança.
A que foi encontrada num túmulo egípcio de Neqada, data de cerca de 3500 Antes de Cristo Na Babilónia já se usavam pesos padrão por volta de 2600 Antes de Cristo.
As balanças egípcias estão representadas em inúmeras pinturas murais e papiros. O livro dos mortos, por exemplo , que data do 3º Milénio antes de cristo mostra um prato suspenso , por meio de uma corda, de uma extremidade do travessão da balança. O travessão, por seu lado, está suspenso de um suporte central, e os pesos encontra-se num prato pendurado na outra extremidade. No tempo dos Romanos utilizava-se a chamada balança romana. Os dois braços desta balança eram de dimensões diferentes e o objecto a ser pesado era suspenso do braço menor. Ao longo do braço maior corria-se então um peso até a braço ficar perfeitamente nivelado. A posição final deste peso no braço indicava o peso do objecto.
As balanças de travessão são ainda muito usadas, particularmente em laboratórios. Numa balança de dois pratos o travessão apoia-se num cutelo frequentemente de ágata. Para maior precisão, os pratos são também suspensos de cutelos. Um modelo de balança mais recente apresenta um só prato, e os pesos vão sendo retirados de um suporte que se encontra por cima desse prato até que o braço esteja em equilíbrio.
As micro balanças mais sofisticadas usadas em pesquisas cientificas, operam de outra forma. Muitas utilizam o electromagnetismo. A corrente eléctrica que passa por uma bobina produz um efeito magnético que obriga o braço a ficar equilibrado.
Quando maior for o peso, mais corrente terá de ase aplicada. O peso é lido directamente num mostrador. Alguma micro balanças utilizam a grande sensibilidade das fibras de quartzo. Estas micro balanças supersensíveis podem medir pesos até um milionésimo de grama, muito menos que o peso de um cabelo humano.