Breaking News

Caixa-preta de avião que caiu nos alpes franceses está danificada

 O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, reconheceu nesta quarta-feira (25) que a caixa-preta do avião da companhia aérea Germanwings que caiu na terça (24) nos Alpes franceses está danificada, mas que será possível analisá-la.

A caixa-preta do aparelho que grava vozes e sons (a outra caixa registra parâmetros técnicos) chegou nesta manhã em Paris, onde está sendo vistoriada pelo Escritório de Investigação e Análise (BEA) para a segurança da aviação civil.

O BEA divulgou imagens do equipamento, nas quais é possível ver os danos.

Em entrevista à emissora "RTL", o ministro indicou que vai ser possível reconstituir os dados dessa caixa, a que grava as conversas dos pilotos, para tentar esclarecer o incidente.

O secretário de Estado de Transportes francês, Alain Vidalies, explicou em entrevista à emissora "Europe 1" que a caixa será provavelmente avaliada em duas fases.

"Se há vozes humanas, será feito muito rapidamente. Depois se trata de analisar os ruídos, isso pode requerer várias semanas", detalhou Vidalies.

Embora não haja conversas na última meia hora, será possível estudar os sons registrados na cabine, mas esse é um processo 'muito mais preciso e mais longo' que pode levar 'semanas ou meses'.

O avião, com destino a Düsseldorf (Alemanha), caiu por motivos desconhecidos em uma zona alpina, quase uma hora depois da decolagem de Barcelona.

O Ministério Público de Marselha acredita que nesta tarde serão conhecidos os primeiros resultados da análise da caixa-preta.

Em declarações a um grupo de jornalistas, o promotor encarregado do caso, Brice Robin, explicou que "talvez tenhamos um primeiro resultado da análise da caixa-preta no final desta tarde, mas os exames complementares demorarão vários dias".