Breaking News

Gender Cooking



Um inquérito do instituto Gallup austríaco a pedido da AEG-Electrolux indicou que há diferenças substanciais na forma de cozinhar de homens e mulheres. No seguimento deste estudo científico sobre o comportamento de ambos os sexos ("Gender Studies"), a Gallup chamou a este contraste "gender cooking".
26 por cento dos 500 cozinheiros (amadores) inquiridos acham que o tempo que os homens passam na cozinha aumentou nos últimos anos. De acordo com o estudo, um terço do tempo que numa família é passado a cozinhar está já a cargo dos homens
Os motivos são claros: 33 por cento indicam que a emancipação fez disparar a criatividade na cozinha. Uma vez que há mais mulheres a trabalhar, há mais homens atrás do fogão.
Além disso, os papéis também se alteraram: 90 por cento das mulheres indicam que os homens que cozinham não são "delicadinhos". Esta atividade é até considerada atrativa.
Os inquiridos não acham que esta tendência se venha a inverter. 84 por cento são da opinião que homens a cozinhar não é uma moda passageira. Esta tendência é reforçada pelas alterações estruturais da sociedade.

Homens na cozinha


Segundo o estudo, há diferenças claras na forma de cozinhar. Antes de mais, 83 por cento dos participantes no estudo acham que os pratos preparados por homens ou por mulheres são diferentes. Os homens fazem sobretudo petiscos, pratos de carne e especialidades italianas.

Aparelhos de micro-ondas


Os petiscos estão à frente com 29 por cento do total da lista. O forno de micro-ondas é ideal para a preparação de pequenas refeições. Os aparelhos reúnem em si as principais funções. Entre elas contam-se aquecer, cozer, descongelar, cozinhar, assar, grelhar e cozer ao vapor. Leia também, a este respeito, o artigo sobre aparelhos de micro-ondas.

Grelhadores


Bifes, escalopes, salsichas… os pratos de carne ocupam um honroso segundo lugar com 28 por cento. Os homens mostram especial predileção pelo grelhador. Um grelhador cozinha carne, peixe ou legumes por irradiação de calor e tosta a superfície dos alimentos. Leia também, a este respeito, o artigo sobre grelhadores.

Fritadeiras


Uma fritadeira permite fritar os mais variados elementos - desde escalopes panados, passando por batatas fritas até massa doce. A preparação não é muito demorada. Leia também, a este respeito, o artigo sobre fritadeiras.

Mulheres na cozinha


No caso das mulheres, o "ranking" dos pratos mais populares é completamente diferente. As mulheres preferem pratos leves e requintados. O primeiro lugar é ocupado por pratos saudáveis de legumes e saladas, em segundo lugar está a comida caseira, e as especialidades requintadas ocupam o terceiro lugar.

Máquina de cozinhar a vapor


Os pratos saudáveis estão em primeiro lugar com 28 por cento. Uma máquina de cozinhar a vapor prepara os alimentos de uma forma delicada e saudável. Os alimentos cozinhados ao vapor conservam as vitaminas. Os alimentos são, assim, fáceis de digerir. Leia também, a este respeito, o artigo sobre sistemas de cozinhar a vapor.

Robôs de cozinha


A comida caseira ocupa o segundo lugar na cozinha feita por mulheres, com 26 por cento, e as especialidades requintadas surgem com 16 por cento. Um robô de cozinha é muito prático em pratos mais complexos. Facilitam a preparação de refeições, oferecendo a possibilidade de cortar, misturar, bater, ralar e fazer sumos e purés. Leia também, a este respeito, o artigo sobre robôs de cozinha.

Fogão de indução


O fogão de indução é interessante para ambos os sexos. Não existe o risco de queimaduras nas placas do fogão nem de esturricar restos de comida. A única coisa que aquece é o metal da panela. Isso permite poupar energia e tempo. Leia também, a este respeito, o artigo sobre fogões de indução.