Breaking News

Poço encantado – Chapada Diamantina -BA- Brasil



As grutas com poços de água cristalina são uma das atrações mais singulares da Chapada Diamantina. A beleza dos locais é formada pela combinação da transparência e do reflexo azul da água, que em um período do ano ganham um fenômeno natural que os torna ainda mais fascinantes.

Durante o outono e o inverno, devido à posição do sol, os raios solares penetram nas cavernas e atravessam os poços, formando um incrível feixe de luz azul turquesa que acende ainda mais a sua cor vibrante.

Para ver o espetáculo de luz, no Poço Azul a temporada vai até o dia 20 de outubro e no Poço Encantado o prazo se esgota mais rápido, no dia 10 de setembro. Além da data, para avistar o raio, preste atenção também nos horários. No Poço Azul o feixe de luz tem duração de duas horas em média, que vai das 12h30 às 14h30. No Poço Encantado a média dessa incidência é de três horas, das 10h às 13h30.

Esse roteiro é um dos mais recomendados para pessoas de todas as idades. Além da beleza impressionante, é possível chegar de carro até o atrativo e os únicos esforços físicos são as escadarias de acesso aos poços e a flutuação no Poço Azul, uma das partes mais divertidas do passeio.

“Apesar do fenômeno único promovido pelo feixe de luz, a beleza dos poços não é determinada por eles”, diz Ismael Júnior, guia de turismo do Poço Azul. É claro que eles dão um plus, fazendo o passeio valer ainda mais a pena, porém, em qualquer época do ano é possível contemplá-los.

Entre os meses de novembro a janeiro, no Poço Azul a incidência solar não ocorre diretamente na água, mas é maior e dura mais tempo, das 10h às 16h, contribuindo para a visibilidade no mergulho. A temperatura média da água também não se altera no decorrer do ano, mantendo-se a 24 graus.

No Poço Encantado é o mesmo caso, ele não perde a exuberância. “Neste período o poço fica completamente azul, tão encantado quanto nas outras datas. Além disso, a visibilidade do fundo do poço sem o raio é ainda melhor”, afirma Renilson Brito Mota, responsável pelo atrativo.

Os dias de chuva ou nublados são as únicas possibilidades de frustrar o visitante. Porém, esse não é motivo para preocupação, já que os atrativos estão localizados em regiões semiáridas, onde o sol reina quase absoluto durante todo o ano.