exaustor de cozinha

Um exaustor de cozinha moderno é...


Hoje em dia, um exaustor de cozinha é um componente das cozinhas modernas. Assim, o cheiro incómodo de comida é eliminado logo na origem. Nos exaustores de cozinha, faz-se a distinção entre dois métodos de construção: bocas de retorno e bocas de ventilação. Ambas as variantes são colocadas sobre o fogão, aspiram o fumo dos alimentos e limpam-no da gordura e humidade, através de um filtro. Enquanto as bocas de ventilação devolvem o ar limpo à divisão, as bocas de retorno conduzem o vapor filtrado diretamente para fora, através de uma conduta.

Para além de produzirem um melhor ar, os exaustores de cozinha também impedem ou, pelo menos reduzem, que se forme uma película de gordura nos móveis da cozinha. Normalmente os exaustores de cozinha têm um interruptor para diferentes potências nominais, assim como uma luz integrada para iluminar a superfície onde se cozinha. O exaustor de cozinha é selecionado segundo o tamanho da cozinha. Os aparelhos mais modernos oferecem um sensor ACS («Advanced Sensor Control») e assim reconhecem automaticamente quando o ar deve ser limpo, e desligam-se de novo após a limpeza.

Bocas de ventilação


Muitas vezes, as bocas de ventilação oferecem também um filtro de carvão ativo adicional contra os odores. Na verdade, as bocas de ventilação não são normalmente tão eficazes como as bocas de retorno, mas em compensação as despesas de custo e instalação são menores. Além disso, uma boca de ventilação não necessita de uma conduta própria na parede.

Bocas de retorno


Algumas bocas de retorno têm adicionalmente uma função de ventilação, pois as bocas de retorno em determinadas condições não devem ser ativadas: se um aparelho adicional estiver ligado à conduta/chaminé da campânula de extração, por exemplo um aparelho de aquecimento localizado na mesma divisão enquanto o outro aparelho estiver a funcionar, a campânula de extração só deve ser utilizada para a ventilação.

Dicas


O rendimento do ventilador e o filtro são fatores importantes na compra. Também se deve ter em atenção o volume do ruído de funcionamento. O rendimento do ventilador é indicado em metros cúbicos por hora (m³/h). Por princípio, o desempenho deve perfazer 6 – 8 do volume da cozinha.

Filtro


Em relação aos filtros, distingue-se entre variantes relativamente simples com material de filtro substituível de velo e filtros de metal de várias camadas, muito eficazes. Os filtros devem ser limpos regularmente, pois a gordura acumulada lá dentro reduz o desempenho e, em casos extremos, pode ser perigosa ao provocar um incêndio. Os filtros de metal podem ser limpos na máquina de lavar louça. Os filtros de carvão ativo também devem ser substituídos regularmente.

bomann_2zanussi aeg_3


Fabricantes


AEG, Amica, Bauknecht, Baumatic, Beko, Berbel, Best, Blomberg, Bomann, Bosch, Brandt, Candy, Constructa, De Dietrich, Diverse, Domatix, Demetic, Domo, Electrolux, Elica, Exquisit, Fagor, Falcon, Falmec, Franke, Fulgor, Gaggenau, Gorenje, Hanseatic, Honeywell, Juno, Küppersbusch, Lenoxx, Metal Solutions, Miele, Miwo, Modena, Neff, Oranier, Siemens, Silverline, Technovent, Teka, Termikel, Turboair, VK-Line, VTS, Whirlpool, Zanussi.