Porque as noivas levam ramo de flores? Sabe?
Os primeiros povos a usarem o ramo de flores foram os romanos. Na Roma antiga e também na Grécia, as flores tinham um grande significado. De acordo com o acontecimento escolhia-se um tipo de flor com uma determinada cor.
No caso do dia do casamento, as noivas romanas levavam ramos de tomilho, loureiro e alho para se protegerem dos maus espíritos e para que estes não corrompessem a felicidade dos seus maridos.
Na Grécia, as noivas elegiam para o casamento ramos de heras que significava união forte e duradoura. Também, era habitual ver pelas diferentes cidades do Mediterrâneo os homens e as mulheres decorarem-se com ramos de flor de laranjeira como símbolo de pureza.
Na Idade Média, a simbologia das flores ficou para trás para dar lugar à utilidade. Naquela época não era habitual “banhar-se” como é agora e os casamentos costumavam celebrar-se no mês de junho. Um mês onde o calor começava a apertar e o cheiro corporal começava a ser incómodo. Por isso, as noivas começaram a levar ramos de flores de laranjeira para disfarçar o mau cheiro. Também, foi naquela época que se começou a decorar o carro dos noivos. E foi este costume que baptizou o maio como o mês das noivas.
Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva.
Significados das Flores:
Acácia branca ou rosada: constância e elegância
Amor perfeito: lembrança;
Azáleia: romance;
Begônia: timidez;
Camélia: beleza, virtude;
Copo de leite: felicidade e pureza;
Coroa imperial: poder;
Cravo: fertilidade;
Crisântemo: paixão;
Dália: delicadeza;
Dente de leão: vida;
Flores do campo: felicidade;
Gérbera: alegria;
Girassol: vida;
Hortência: energia;
Jasmim: amor;
Lírio: sorte e casamento;
Margarida: inocência;
Miosótis: amor sincero;
Papoula:fertilidade;
Tulipa: amor;
Violeta: lealdade;
Orquídea: sensualidade;
Rosa branca: pureza, paz;
Rosa champanhe: admiração, reverência;
Rosa alaranjada: fascínio, encanto;
Rosa cor-de-rosa: amizade, carinho;
Rosa vermelha: amor, paixão;