Breaking News

Estados Unidos aprovam remédio mais caro do mundo: 1,9 milhões de euros por tratamento



A Novartis criou um remédio para curar a atrofia muscular espinhal e cobra 1,9 milhões de euros por ele. Chama-se Zolgensma e já foi aprovado pela FDA

A Food and Drugs Administration (FDA), o equivalente nos Estados Unidos da América ao Infarmed português, aprovou esta sexta-feira o Zolgensma, um remédio inovador para tratar a atrofia muscular espinhal, uma rara doença genética. O Business Insider, que divulgou a notícia, avança ainda que este é o medicamento mais caro de sempre a ser aprovado: vai ter um preço de 2,125 milhões de dólares (1,9 milhões de euros). Segundo executivos da Novartis, que produz o fármaco, o valor é justo e razoável, tendo em conta o que pode dar aos pacientes.

Segundo dados da fundação norte-americana de atrofia muscular espinhal, a doença afeta cerca de 10 mil a 25 mil pessoas nos Estados Unidos. Inicialmente, a empresa suíça Novartis sugeriu que o remédio tivesse um preço de cinco milhões de dólares (cerca de 4,5 milhões de euros) por ser um tratamento que só precisa de ser utilizado uma vez e pode curar a doença, apesar de ainda não se saber se os efeitos são permanentes.