Breaking News

NASA investe em feixes de tração



A NASA premiou Paul Stysley, Demetrios Poulios e Barry Coyle, do Goddard Space Flight Center, com uma bolsa de cem mil dólares para o estudo de três métodos de tração por feixes, destinados à recolha de amostras. Esta tecnologia é, segundo as informações oficiais da NASA, “a capacidade para prender ou mover objetos utilizando luz laser”.
Um dos métodos que esta equipa planeia estudar utiliza dois feixes de luz que estão a emitir em direções opostas a partir de um ponto comum. Uma geometria em forma de anel permite às partículas ficarem no núcleo da sobreposição de feixes. Esta teoria já foi testada em laboratório, mas uma das desvantagens é a necessidade de uma atmosfera para funcionar.
Outra das técnicas utiliza um tipo de feixe ótico cuja intensidade cria uma espiral em torno do eixo de propagação. Ao contrário da primeira técnica descrita, este método tem como princípio base efeitos eletromagnéticos, o que lhe permite trabalhar no vácuo e a torna ideal para estudar a composição de luas sem ar.
Existe ainda uma terceira teoria a ser estudada, mas o seu desenvolvimento ainda está em papel, nunca tendo sido demonstrada em laboratório. “Apesar de ser um dos pilares da ficção científica, e em particular de Star Trek, não está além do know-how tecnológico atual”, comenta Paul Stysley, o investigador principal deste grupo.
O seguinte vídeo mostra uma hipotética missão futura que pode utilizar este tipo de tecnologia.