Breaking News

Acidente Vascular Cerebral



Perda súbita do funcionamento de um dos lados corpo devido à interrupção do fluxo sanguíneo a parte do cérebro. Este acidentes, também conhecidos por apoplexia, são raros antes dos 50 anos.
Há dois tipos principais de acidente vascular cerebral. O acidente vascular cerebral completo, que consiste numa grave perda de funcionamento , só lenta e parcialmente recuperável, e o ataque isquémico transitório, que resulta numa ligeira perda de funcionamento, recuperável após alguns minutos, mas que se repete frequentemente.

SINTOMAS

Os sintomas variam de acordo com a zona do cérebro afectada. Em quase todos os casos, integram-se num do seguinte três grupos:
  • Paralisia ou debilidade do lado direito do rosto, braço e perna direita. A paralisia é frequentemente acompanhada de uma incapacidade de falar, escrever ler ou compreender a linguagem.
  • Paralisia ou debilidade do lado esquerdo do rosto, braço e perna esquerda. Frequentemente, o doente perde a noção espacial do lado esquerdo, incluindo a metade esquerda do próprio corpo.
  • Dificuldade de deglutição e articulação da fala, acompanhada de apenas uma ligeira debilidade nos membros.

Em qualquer do três grupo , pode inicialmente manifestar-se confusão, sonolência, depressão e incontinência urinária, e o paciente perder a consciência em ataques graves.

DURAÇÃO
Alguns casos de acidente vascular cerebral evoluem favoravelmente no prazo de alguns dias ou semanas, outros prolongam-se durante meses

CAUSAS

Um coágulo sanguíneo ou hemorragia cerebral, na maioria dos casos devido a hipertensão endurecimento das artérias cerebrais ou cardiopatia

COMPLICAÇÕES

As recidivas não são raras
Debilidade residual permanente em grau variável

TRATAMENTO EM CASA

Não tentar mover o paciente sem pelo menos dois auxiliares

Deitar na cama um doente inconsciente. Os doentes que não tenham perdido a consciência não necessitam de recolher ao leito

So devem administrar-se alimentos, quer sólidos quer líquidos, em quantidade normais a vitimas de um acidente vascular cerebral cuja deglutição não esteja afectada.

Apoiar sobre almofadas, estendido e afastando do corpo , um braço paralisado, mantendo-lhe a mão completamente aberta

Ao levantar um paciente com um braço paralisado , colocar a mão sobre a axila .

Nunca puxar por um braço paralisado.

QUANDO RECORRER AO MEDICO

Apenas se manifeste qualquer dos sintomas acima descritos