Abcesso
Um abcesso é uma infecção purulenta que atinge as camadas mais profundas da pele. Quando se inicia á volta de um folículo piloso, toma o nome de furúnculo .O furúnculo e as células da pele que o cercam são destruídos pelas bactérias e forma-se pus. A bolsa de pus aumenta e o furúnculo adquire uma cabeça. Quando a pele se rompe, o pus é drenado.
O antraz é um conjunto de furúnculos. Surge devido à infecção de mais de um folículo piloso. A bolsa de pus pode ser extensa e disseminar-se sob a pele antes de apresentar duas ou mais cabeças e rebentar
SINTOMAS
- Tumefacção dolorosa da área infectada
- Inicialmente, a área apresenta-se dura, inflamada e tumefacta.
- A infecção resultante de um abcesso pode disseminar-se pela corrente sanguínea, provocando mal-estar e febre
- Na maioria , os furúnculos rebentam no espaço de uma semana, caso porem a infecção seja muito profunda poderão decorrer duas semanas ate o pus surgir à superfície da pele
CAUSAS
- Os furúnculos e antrazes devem-se geralmente a uma infecção causada por bactérias
- Um individuo cujas resistências estejam diminuídas devido a esgotamento físico, má nutrição, diabetes mellitus ou qualquer doença do sangue está sujeito a criar estas infecções.
TRATAMENTO EM CASA
- A área infectada devera ser mantida em repouso, sendo movimentada o menos possível Esta medida permite a actuação das defesas naturais do organismo e reduz a hipóteses de proliferação interna.
- A aplicação local de compressas quentes e húmidas ajuda a provocar a formação de uma cabeça num furúnculo ou num antraz.
- Não aplicar pomadas nem anti-sépticos na pele, os quais não contribuem para a cura de um abcesso, já que não penetram através dela.
- Quando o furúnculo rebentar, é importante mudar frequentemente os pensos sujos. É apenas necessário aplicar compressas secas e limpas.
- Tomar paracetamol ou aspirina para aliviar a dor.
- Usar um desinfectante no banho seguindo as instruções do fabricante
- Os furúnculos são contagiosos, Quem numa casa tiver furúnculos deve ter as suas toalhas próprias e , se possível, escaldar a sua roupa interior e lenços enquanto o furúnculo supurar.
QUANDO RECORRER AO MEDICO
- Se o furúnculo for muito doloroso
- Se a inflamação em torno do furúnculo se disseminar sem formar cabeça
- Se surgirem simultaneamente novos furúnculos
O QUE O MEDICO PODERÁ FAZER
- Lancetar o abcesso para aliviar a pressão e atenuar a dor
- recolher esfregações do nariz, bem como do próprio furúnculo, para descobrir qual o tipo de bactéria
- Prescrever antibióticos por via oral ou em injecções a fim de evitar a propagação da infecção
- Pedir analises de urina para excluir a hipótese de diabetes
- Pedir analises de sangue para saber se o paciente sobre de outras doenças que estejam a reduzir-lhe as resistências à infecção.
- Prescrever pomada de antibióticos para o nariz, destinada a combater germes que nele possas estar alojados e continuam uma fonte de futuras infecções.
PREVENÇÃO
- Uma alimentação equilibrada, descanso e uma vida calma ajudarão a manter as defesas do organismo contra a infecção.
- Rigorosos cuidados de higiene enquanto o furúnculo supurar reduzindo os riscos de propagação da infecção a outras áreas
- Controlo de diabetes ou de qualquer outra doença
- Tratamento de outros membros da família
PROGNÓSTICO
- Num individuo saudável os abcessos curam-se definitivamente
- Caso o furúnculo não cure deve suspeitar-se de outras doenças.