Breaking News

Abdicar do poder para ir plantar couves....


Ao contrario do que sucedia frequentemente aos Imperadores romanos. Diocleciano terĂ¡ morrido pacificamente no seu leito. Dos seus 26 antecessores imediatos, apenas um fora igualmente afortunado. De origem modesta, nascido numa regiĂ£o actualmente integrada na antiga JugoslĂ¡via. Diocleciano ascendeu rapidamente na hierarquia do exĂ©rcito romano, vindo a ser proclamado Imperador pelas suas tropas em 284, com 39 anos.
Durante duas dĂ©cadas seguintes conseguiu manter o ImpĂ©rio coeso graças sobretudo Ă¡ divisĂ£o de comando, cuja responsabilidade repartiu com o seu genro e camarada de armas, Maximiano. Em 305, ambos abdicaram em favor de sucessores cuidadosamente escolhidos.
Diocleciano retirou-se imediatamente para a sua vila de Slona, perto da actual cidade de Split, onde passou o resto da vida cuidando do seu jardim.
Maximiano teve mais dificuldade em adaptar-se Ă  reforma: nĂ£o tardou a contactar Diocleciano, sugerindo-lhe que retomassem as rĂ©deas do poder. “Ah” Respondeu-lhe Diocleciano, ao recusar voltar Ă  vida pĂºblica. “Se ao menos visses as couves que plantei com as minhas prĂ³prias mĂ£os…”