Breaking News

Lisboa vai estar no tabuleiro do jogo Monopoly



No dia em que celebra 80 anos, a Monopoly anuncia a próxima edição mundial com 22 cidades e passaportes, e Lisboa vai constar do tabuleiro.

Portugueses e outros amantes de Portugal uniram-se para colocar Lisboa no tabuleiro Monopoly e o resultado está à vista: a capital portuguesa ficou na quarta posição da votação e será colocada no quarteirão mais caro deste jogo, o último antes da passagem pela casa Partida, graças aos votos que chegaram de todo o mundo. A imagem da Torre de Belém foi a selecionada para ilustrar a cidade de Lisboa.

Lima, a capital do Peru, garantiu o primeiro lugar na votação e vai ocupar a propriedade equivalente ao “Rossio”, a mais cara.

A lista final de cidades é revelada hoje pela Hasbro, no dia do aniversário oficial da Monopoly e no primeiro Dia Mundial Monopoly.

Há 80 anos, a 19 de março de 1935, a Parker Brothers adquiriu os direitos do Monopoly a Charles Darrow e começou a vender o jogo pouco tempo depois nos EUA. Desde este dia, a marca cativou mais de mil milhões de jogadores em 114 países e já foi traduzido para 47 línguas.

O primeiro Monopoly surgiu em Portugal na década de 1950 com o nome Monopólio mas nos anos 60, por pressão da Parkers Brothers, o seu nome foi alterado para a denominação original Monopoly. Nesta edição havia uma particularidade: as propriedades correspondentes às tradicionais estações de caminhos-de-ferro eram, nessa edição, quatro reconhecidos cinemas de Lisboa e Porto.

Nos anos 70/80 foi lançada a edição mais popular do Monopoly Portugal. Nas edições portuguesas são usados nomes de ruas importantes, principalmente de Lisboa e do Porto, bem como de estações de caminho-de-ferro. Dependendo das versões, o nome das ruas varia, mas a propriedade mais valiosa é sempre o Rossio (Lisboa) e a propriedade menos valiosa o Campo Grande (Lisboa).

A Edição Mundial comemorativa dos 80 anos da marca será lançada ainda este ano e contará com as seguintes 22 cidades vencedoras:

Bairro azul-escuro: Lima (Peru); Hong Kong (China);

Bairro verde: Riga (Letónia); Lisboa (Portugal); Istambul (Turquia);

Bairro amarelo: Varsóvia (Polónia); Cidade do México (México); Santiago (Chile);

Bairro encarnado: Belfast (Irlanda); Atenas (Grécia); Belgrade (Sérvia);

Bairro laranja: Londres (Inglaterra); Moscovo (Rússia); Tóquio (Japão);

Bairro magenta: Nova Iorque (EUA); Amesterdão (Holanda); Sydney (Austrália);

Bairro azul-claro: Queenstown (Nova Zelândia); Cidade do Cabo (África do Sul); Taipei (Taiwan);

Bairro castanho: Giethoorn (Holanda); Madrid (Espanha);

Os fãs podem aceder aos resultados da votação em VoteMonopoly.com.

Este jogo Monopoly Edição Mundial contará com peões icónicos e com novidades na forma de jogar: os participantes têm de visitar o maior número de destinos, colecionando selos de passaporte pelo caminho. Todos os jogadores ganham dinheiro com taxas de visitas sempre que os adversários aterrem nas suas propriedades. O primeiro a preencher o passaporte ganha.