Breaking News

SPA à URSS


O autarca de Vorkuta, uma remota cidade ártica na Rússia que fica a cerca de 2000 km de Moscovo, Igor Shpektor, pretende construir uma réplica de um Gulag, aqueles temidos campos de trabalhos forçados em que os ?inimigos do povo? podiam refletir sobre seus ?desvios? enquanto partiam pedras ou definhavam nas minas de carvão em condições desumanas.
O novo Gulag vai funcionar como um hotel. Ou quase. Terá torres de vigia, arame farpado, cães de guarda, camas de tábuas e sopa, igualzinho ao original do período estalinista.
Vorkuta nasceu por causa dos seus campos de trabalhos forçados. Eles começaram a operar na região na década de 1930, onze anos antes de Vorkuta ser considerada uma cidade. Apesar da maioria ter sido desativada na década de 1950, há registos de que alguns permaneceram a funcionar até aos anos 80.
Apesar dessa, digamos? falta de conforto, Igor Shpektor pretende cobrar cerca de 350€ por três dias de estadia e está à procura de investidores. Os visitantes passarão por privações, mas, obviamente, não terão que trabalhar em minas de carvão ou ao relento com temperaturas abaixo de 40°C negativos ? o destino de muitas das mais de 1 milhão de pessoas enviadas para os campos de Vorkuta.