Pedras nos rins
Pedras nos rins são compostas de cristais formados por produtos químicos que separam a partir da urina e que se acumulam nos rins. A maioria dos cálculos renais passar para fora do corpo, sem tratamento, mas em casos graves pode ser necessária cirurgia.PALAVRAS-CHAVE
para pesquisar na Internet e outras fontes de referência
Litotripsia
Nefrolitíase
Nefrologia
Doenças renais
UrolitíaseO que é uma pedra nos rins?
Os rins são órgãos em forma de feijão de cerca do tamanho de uma caixa de sumo, que estão localizados em cada lado da coluna vertebral para a parte posterior do abdómen. Eles filtro de água, sais e resíduos de produtos do sangue para fazer a urina, e manter a água do corpo e equilíbrio * íon. Quando a proporção de água e iões na urina está fora de equilíbrio, pedras nos rins podem formar.
As pedras de rim pode ser feito de vários produtos químicos, mas o mais comum (80 por cento) são feitas de oxalato de cálcio mais (OX-al-tarde) ou fosfato. Pedras, também pode ser formado a partir de ácido (YUR-ik) úrico e de cistina (SIS-adolescentes). As pedras podem ser tão pequenas quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma bola de golfe.
As causas de pedras nos rins, muitas vezes são desconhecidas. No entanto, uma história familiar de pedras, infecções do trato urinário, e de vários distúrbios metabólicos podem tornar uma pessoa mais chances de desenvolver pedras nos rins.
* São iões positivamente ou negativamente carregados elementos ou compostos, como hidrogenocarbonato de sódio, de potássio e de fosfato, que são necessários para o metabolismo celular.O que acontece quando as pessoas têm pedras nos rins?Os sintomas
Embora as pedras menores nos rins podem passar para fora do corpo na urina sem que a pessoa, mesmo sabendo que, a passagem de pedras pode causar dor severa. As pessoas têm descrito passar uma pedra nos rins como a pior dor que já experimentei. A dor ocorre quando a pedra passa dos rins através do ureter, um tubo de recolha de urina pequeno, no interior da bexiga. Além de dor aguda nas costas e lado, náuseas, vômitos, febre, calafrios e sangue na urina ocorrem frequentemente. Grandes pedras nos rins podem ser fatais se eles bloqueiam o trato urinário e causar o rim para desligar.
Pedras nos rins podem desenvolver-se nos rins ou no tracto urinário se cristais de fosfato de cálcio ou oxalato de cálcio que se separam para fora a partir da urina crescer demasiado grandes para passar para fora do corpo.
Diagnóstico
Os médicos usam raios-x e ultra-sonografias *, juntamente com análises de sangue e urina para determinar se uma pessoa tem pedras nos rins.Tratamento
A maioria dos cálculos renais passar através do trato urinário por conta própria, com a ajuda de muita água e medicação para dor. Se as pedras são muito grandes (mais do que um meio de polegada de diâmetro), os médicos podem utilizar várias técnicas para quebrar as pedras no interior do rim ou ureter, de modo que as partes mais pequenas podem passar para fora por si só. Ondas de choque de ultra-sons (litotripsia), por exemplo, podem passar através do corpo sem danos para o local onde a pedra está localizado. Eles quebram a pedra em minúsculas partículas, que depois podem ser passados sem dor na urina. Cirurgia (nefrolitotomia) raramente é necessária.Como são pedras nos rins evitada?
Pedras nos rins geralmente afetam pessoas entre as idades de 20 e 40. Aproximadamente 10 por cento das pessoas terá um em seu tempo de vida, e uma vez que uma pessoa teve uma pedra nos rins, ele ou ela tem uma chance de 70 por cento a 80 de desenvolver outro. Portanto, quando uma pessoa passou uma pedra, é importante saber que tipo é. Esta informação pode ajudar o médico a determinar por que a pessoa está desenvolvendo as pedras, e muitas vezes o médico irá pedir às pessoas que passaram pedras em casa para trazê-los para análise em laboratório. Muitas vezes, mudanças na dieta, beber mais água, e certos tipos de medicação pode ajudar a reduzir a chance de uma pessoa desenvolver mais pedras.
* Sonogramas (SON-o-gramz) são imagens ou registos em um computador usando ondas de som que passa através do corpo.Você Sabia?
Pedras nos rins são mencionados no Juramento de Hipócrates (hip-o-KRAT-ik) tomada pelos médicos quando começam suas carreiras médicas.
Os cientistas descobriram que eles acham que é uma pedra nos rins em um 7000 anos múmia egípcia.
Aproximadamente 10 por cento de todas as pessoas terão uma pedra nos rins durante sua vida.
Pedras nos rins ocorrem em homens com mais freqüência do que em mulheres.
Pedras nos rins geralmente afetam as pessoas que têm entre 20 e 40 anos de idade.
Os médicos às vezes pergunto às pessoas com pedras nos rins a cortar os alimentos e bebidas que contêm cálcio e oxalato, incluindo algumas frutas e vegetais, alguns produtos lácteos, café, chocolate, chá e refrigerantes.