Doença cardíaca
A doença cardíaca é um termo amplo que abrange muitas condições que impedem o coração de trabalhar corretamente para bombear o sangue por todo o corpo.PALAVRAS-CHAVE
para pesquisar na Internet e outras fontes de referência
Arteriosclerose
Aterosclerose
Sistema cardiovascular
A doença arterial coronariana
Insuficiência cardíaca
O infarto do miocárdio
Febre reumática
História de Max
Max, que tinha acabado de fazer 14 anos, e seu avô Harry frequentemente partilhadas um ritual de sábado de manhã: café da manhã no seu restaurante favorito, seguido por um jogo rápido do tênis. Nesta ocasião, os dois pedidos especiais: dois ovos fritos, quatro tiras de bacon, pão quente, e um lado de batatas fritas. Placas desmarcada, que atingiu as quadras de tênis, mas apenas dez minutos em seu jogo, Harry, respirando com dificuldade e suando muito, parou e se queixou de uma dor de compressão no peito. Embora seu avô protestou que era mais provável indigestão, Max foi buscar ajuda. Na sala de emergência, seu avô foi dada aspirina e colocar em um monitor cardíaco que mostrou
que ele tinha experimentado um leve ataque cardíaco. A enfermeira disse Max que sua ação rápida poderia ter salvado a vida de seu avô.
O que é a doença cardíaca?
A doença cardíaca é um grupo de doenças que impedem o coração de funcionar tão bem como deveria.
Apenas um pouco maior que um punho, um coração normal, saudável está no centro do * do corpo do sistema cardiovascular. Cada dia a média de batimentos cardíacos, ou se expande e contrai, cerca de 100.000 vezes. Em uma vida de 70 anos, um coração humano bate média mais de 2,5 bilhões de vezes.
O * sistema circulatório é responsável pelo fornecimento de nutrientes para as células do corpo e remoção de resíduos a partir deles. As artérias levam o sangue oxigenado do coração para as células, as veias levam o sangue a partir das células para os pulmões para a reoxigenação e recirculação pelo coração.
As artérias coronárias cercar o coração a partir de cima e de baixo como fios de hera. Com seus fortes, paredes flexíveis e revestimentos lisos, saudáveis artérias coronárias fornecer sangue para o próprio coração, em muito da mesma maneira como uma mangueira transporta a água para um jardim.
Ao nascer, essas artérias coronárias são completamente aberto e querido, permitindo um fluxo máximo de sangue para o coração, mas com a idade, esses vasos podem ficar obstruídos com uma combinação de espessura de lipídios (gorduras), colesterol, cálcio e outras substâncias. Como essas camadas se acumulam no interior das artérias, que pode levar a arteriosclerose (ar-teer-eo-skle-RO-sis), uma condição também conhecida como "endurecimento das artérias", já que esse acúmulo eventualmente endurece as paredes das artérias interiores. Aterosclerose (ath-er-o-skle-RO-sis), uma acumulação de placa bacteriana * na parte mais interna do recipiente, é a forma mais comum de arteriosclerose. Com o tempo, a placa continua a se acumular nos vasos sanguíneos, bem como gordura que entope um cano de esgoto da cozinha. O resultado é uma redução do diâmetro interior do vaso.Quais são os diferentes tipos de doenças do coração?
Artérias coronárias afetadas pela aterosclerose acabará por desenvolver doença arterial coronariana, uma condição na qual os vasos são tão estreitos que não pode mais fornecer os nutrientes adequados ou oxigênio para nutrir o coração. O fluxo de sangue é bloqueado, total ou parcialmente.
* Sistema cardiovascular (kar-deeo-VAS-ku-lur) é composto de coração e vasos de sangue.
* O sistema circulatório (SIR-ku-la-tor-ee) é constituído do coração, artérias, veias, capilares e sangue circulante.
* Placa (Plak) é um adesivo ou inchaço levantado sobre uma superfície corporal. Placa arterial ocorre na superfície interior de uma artéria e é produzido por depósitos de gordura.
Os ataques cardíacos são lesões no músculo cardíaco que ocorre quando o fluxo de sangue através de uma artéria coronária está interrompida, o corte do fornecimento vital de oxigênio para o coração. Sangue pode ser mantido a partir do coração pelo estreitamento
Durante um ataque cardíaco, o fluxo de sangue para o coração é bloqueada pela placa aterosclerótica ou pontos, provocar a morte do tecido nas áreas privadas de oxigénio.das artérias por placas ateroscleróticas, por um coágulo de sangue o bloqueio do recipiente estreitada, ou por uma contracção (espasmo) da artéria, em resposta a uma falta de oxigénio ou de sangue. A parte do músculo cardíaco afetado pelo bloqueio geralmente é lenta privado de oxigênio. Quanto mais músculo do coração vai sem alimento, o mais tecido muscular se deteriora ou morre. A ação rápida, como que tomado por Max, é essencial.
Artérias bloqueadas não são a única causa de ataques cardíacos. A hipertensão, ou pressão alta, pode ser um fator contribuinte. Bombear o sangue contra altas pressões nos vasos sanguíneos (como ocorre em pessoas com hipertensão não controlada) pode colocar muita pressão sobre o coração. Abuso de álcool, infecções virais, tuberculose, parasitas ou outro vasculares (dos vasos sanguíneos) doenças também podem levar a uma doença cardíaca.
Válvulas de doentes pode também colocar pressão anormal no coração. As quatro válvulas, situadas entre os átrios (câmaras superiores) e ventrículos (câmaras inferiores) do coração, abrir e fechar persianas como pequena câmera para ter certeza de que o fluxo de sangue na quantidade certa e na direção certa. Se uma válvula está marcado e não pode abrir completamente, o coração tem que trabalhar mais para bombear sangue suficiente através da obstrução. Uma válvula que não fecha completamente pode permitir que o sangue ir para trás através das câmaras do coração, fazendo o coração trabalhar mais por ter de bombear o sangue duas vezes.
Endocardite bacteriana, ou inflamação do endocárdio (superfície interna do coração), é uma infecção que pode fazer com que as válvulas cardíacas de avaria. Essa infecção pode raramente seguem a cirurgia oral ou dentista, quando as bactérias normalmente inofensivas são liberados na corrente sanguínea. Isto afecta geralmente as válvulas que foram previamente danificadas por doença cardíaca reumática ou outras condições.
Várias formas de doenças do coração também pode causar arritmias (dis-RITH-me-as), ou distúrbios no padrão de ritmo cardíaco normal. Embora muitos deles são inofensivos, alguns são bastante graves. Por exemplo, a fibrilação ventricular (ven-trik-yoo-lar fib-córrego-AY-shun), um tipo de ritmo cardíaco em que o bombeamento é descoordenada e ineficaz, pode causar morte súbita.O que causa a doença cardíaca?Os fatores de risco
A doença cardíaca não é contagiosa e, em grande medida, pode ser evitada, controlada, e, em alguns casos, até mesmo revertido. Ao olhar para o que provoca doenças cardiovasculares, os pesquisadores dividem o risco * fatores para aquelas que as pessoas podem controlar e aqueles que não podem. Entre os fatores que não podem ser alteradas são:
Idade. Como as pessoas envelhecem, seus níveis de colesterol costumam aumentar e endurecimento das artérias aparece e avança na maioria das pessoas.
Gênero. Os homens têm níveis mais elevados de colesterol do que as mulheres até por volta dos 45 anos. Mulheres apanhar depois * menopausa.
Histórias de família. Pessoas com história familiar de doença cardíaca têm maior risco.
* Fatores de risco são coisas sobre as pessoas, como a sua idade, peso ou dieta que aumente suas chances de conseguir uma determinada doença.
* Menopausa (MEN-o-PAWZ) é o tempo de vida quando as mulheres param de menstruar (tendo o seu período mensal) e não pode mais engravidar.Índice de Massa Corporal
O índice de massa corporal (IMC) tem sido usado desde o início de 1980 como um médico padrão para a medição de obesidade. Para calcular o IMC:
Multiplique o peso em libras por 700
Dividir esse número pela altura em polegadas
Dividir esse número pela altura em polegadas novamente
O IMC recomendada é de 20 a 26. A faixa de sobrepeso é 26-27,3 para as mulheres e 26 a 27,8 para os homens. A maioria dos "especialistas" dizem que a obesidade começa com um IMC maior que 27,3 para as mulheres e 27,87 para homens. Todos concordam que qualquer pessoa com um IMC acima de 30 é obeso.
A boa notícia é que alguns fatores de risco podem ser controlados. Estes incluem:
Fumar. Risco dos fumantes de ataque cardíaco é quase o dobro dos não fumantes, eo risco de morte súbita cardíaca é duas a quatro vezes maior do que os não fumantes. Sair (ou nunca começar!) É um movimento saudável para o coração definitivo.
A pressão arterial elevada. Hipertensão coloca pressão extra sobre o coração. Tomar a medicação para baixar a pressão arterial elevada, manutenção do peso corporal saudável, evitando sal, e aumentando o exercício pode ajudar as pessoas a reduzir a pressão arterial.
Lipídios no sangue. Gorduras abaixamento no sangue, tais como o colesterol, podem reduzir o risco de doença cardíaca. Pessoas que vêm de uma família com uma doença cardíaca; que têm outros fatores de risco como tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade ou sedentarismo, ou que têm um pai com um alto nível de colesterol devem ter os seus níveis de lipídios monitorados por um médico.
Diabetes. Muitas pessoas com diabetes têm pressão arterial elevada ou são obesos. Diabetes também pode aumentar os níveis de lípidos e aceleram o desenvolvimento da aterosclerose, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e.
Obesidade. A obesidade é geralmente definida como tendo um adulto índice de massa corporal superior a 27 (veja quadro). Cerca de um terço dos americanos adultos são obesos, apesar de manter um peso saudável ao longo da vida parece ser uma das melhores maneiras de viver mais longa e saudável. Em um estudo de 30 anos famoso de 5.127 adultos em Framingham, Massachusetts, entre 1948 e 1978, aqueles que mantiveram seu peso a partir de 25 anos de idade em diante, tiveram um menor risco de doença cardíaca. Aqueles que reduziu seu peso ao longo deste tempo reduziram seu risco ainda mais.
Atividade física. Exercícios têm uma menor taxa de doença cardiovascular; aqueles que estão inativos têm uma taxa mais elevada. * O exercício aeróbio reduz a freqüência cardíaca, níveis de lipídios e pressão arterial e diminui a gordura corporal. Tais atividades incluem caminhada rápida, corrida, natação, remo, e pular corda por pelo menos dez a quinze minutos. Estima-se que 60 por cento dos adultos americanos não praticar exercício aeróbico.
Outros fatores de risco que podem ser controlados incluem o consumo de álcool muito e ter muito estresse.A ligação de gordura
Colesterol (ko-LES-ter-ol) é uma substância, macia e mole que circula no sangue e é encontrado em todas as células do corpo. É um importante material de construção para as células e nervos e é usado para a produção de certas hormonas. O colesterol é utilizado pelo fígado para produzir ácidos biliares, o que ajuda a digerir os alimentos. Triglicéridos (try-GLIS-erides) são as gorduras no sangue, que, como o colesterol, podem provir de qualquer dieta ou pode ser produzido pelo fígado. Triglicerídeos são diferentes de colesterol, mas, como o colesterol, que estão normalmente presentes no sangue. Os triglicéridos elevados podem ser associados com determinadas doenças.
O corpo produz todo o colesterol de que necessita, mas as pessoas também obter colesterol de suas dietas, principalmente quando comem alimentos feitos com animais e produtos lácteos. Níveis elevados de colesterol no sangue pode ter muitas causas, incluindo genes (hereditariedade) e as escolhas de estilo de vida (dieta). O excesso de colesterol pode levar a doenças coronárias. Hyperlipid distúrbios, em que há muito colesterol ou triglicéridos muito no sangue, são algumas das condições hereditárias mais comuns nos seres humanos, afetando uma em cada 500 pessoas. Em pessoas com esses transtornos, fatores de risco como obesidade, tabagismo e hipertensão arterial pode aumentar a chance de doença cardíaca coronária ainda mais.Como as pessoas sabem que têm a doença cardíaca?
A doença cardíaca é o assassino número um nos países desenvolvidos, e os ataques cardíacos são reconhecidos como o sinal mais evidente de doença cardíaca. A cada ano, 1,5 milhões de americanos têm ataques cardíacos. Mas um problema com a doença cardíaca é a de que em 20 a 40 por cento das pessoas (como avô Max), um ataque cardíaco é o primeiro sintoma da doença. Por, em seguida, a placa pode ter diminuído uma ou mais artérias, o que limita a sua capacidade de fornecer uma área do músculo do coração, com o oxigénio e os nutrientes de que necessita.
* Exercício aeróbico (ar-O-bik) é exercício projetado para aumentar o consumo de oxigênio pelo corpo, que ajuda a manter o coração e os pulmões em forma.Os EUA eo Mundo
A American Heart Association diz que a doença cardiovascular tem sido a principal causa de morte nos Estados Unidos a cada ano desde 1900, exceto o ano de 1918. De acordo com o Coração AHA 1999 e Atualização de Estatística Curso:
Quase 60 milhões de americanos possuem alguma forma de doença cardiovascular. O problema mais comum é a pressão arterial elevada, o que afecta 50 milhões de americanos.
A doença cardíaca matou 944.148 pessoas nos Estados Unidos em 1997, tornando-se a principal causa de morte. É responsável por cerca de 40 por cento de todas as mortes por ano nos Estados Unidos.
Cerca de 84 por cento das mortes por doença cardíaca ocorrem em pessoas que estão acima de 65 anos.
A doença cardíaca é também uma das principais causas de morte no mundo. Os relatórios da Organização Mundial de Saúde que, em 1998, por exemplo, 32 por cento de todas as mortes (16,7 milhões) resultaram de doença cardíaca. Foi a causa número 1 de morte em todas as regiões do mundo, exceto a África (onde foi o nono) e do Pacífico ocidental (onde ficou em terceiro).
OMS prevê que em todo o mundo as taxas de mortalidade de doenças cardíacas vai subir durante as próximas duas décadas, se os países em desenvolvimento continuam a sua tendência para fumar aumentou e mais dietas ocidentalizadas.
Porque um ataque cardíaco pode causar graves danos ao roubar o coração de oxigênio, uma reacção rápida aos primeiros sinais de um ataque cardíaco é essencial. Angina de peito (um-JY-na PEK-a-ris), um aperto, apertando, ou peso no peito, que pode se estender para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula, ou ombro, é muitas vezes o primeiro sinal de que alguém com aterosclerose está em risco de um ataque cardíaco. O exercício físico, uma refeição pesada, emoções fortes ou temperaturas extremas pode trazer-lo. Se a angina ocorre quando uma pessoa está em repouso, o que significa que o coração está faminto por oxigênio, mesmo quando não está trabalhando duro. Além da dor no peito, fraqueza, desmaios, profusa sudorese, náuseas, vômitos e pode acompanhar um ataque do coração, apesar de um ataque cardíaco que chega sem angina-a "silenciosa" ataque cardíaco não pode ser revelado até que um paciente aparece no consultório médico para uma condição não relacionada.
Doença da válvula pode causar sintomas relacionados de tonturas, fadiga, fraqueza, falta de ar e dor no peito durante o exercício. Esses mesmos sinais, juntamente com edema (e-DEE-MA), um acúmulo de líquido que ocorre quando o coração não consegue manter a circulação se movendo corretamente, pode indicar insuficiência cardíaca *. Gravidade puxa frequentemente o fluido para baixo, causando inchaço nos pés, tornozelos e pernas.Diagnóstico
Dependendo do tipo de doença cardíaca, o médico pode usar um número de diferentes testes para ajudar problemas cardíacos minúsculos. Eles são divididos em testes invasivos realizadas internamente e os testes não invasivos que podem ser realizados externamente.
Procedimentos não-invasivos incluem:
Eletrocardiograma (ECG). Um registro da atividade elétrica do coração para ajudar o médico a diagnosticar e monitorar a ritmos cardíacos irregulares, ataques cardíacos, ou outras anormalidades. Uma máquina de ECG portátil usado por um paciente chamado um monitor Holter também pode testar a eficácia da terapia medicamentosa para arritmias e funções * Monitor marcapasso para 12, 24 ou 48 horas.
Teste de estresse. Um ECG realizado durante o exercício para determinar a causa da dor no peito e outros sintomas relacionados à atividade física.
Ecocardiograma. Ondas de ultra-sons, ou de alta frequência ondas sonoras inaudíveis, são saltou fora das superfícies do coração e convertidos em uma imagem que pode ser exibida num monitor para diagnosticar a doença cardíaca congénita *, doença valvular, insuficiência cardíaca congestiva *, e outras condições.
Ultra-fast tomografia computadorizada. Digitalização que emprega feixes de elétrons para detectar depósitos de cálcio nas artérias coronárias.
* Insuficiência cardíaca é um termo médico utilizado para descrever uma condição em que um coração danificado não pode bombear sangue suficiente para suprir o oxigênio e as exigências nutricionais do corpo. Pessoas com insuficiência cardíaca podem ter dificuldade para exercer devido ao fluxo insuficiente de sangue, mas muitas pessoas vivem muito tempo com insuficiência cardíaca.
* Pacemaker, um dispositivo cuja função é enviar sinais elétricos que controlam os batimentos cardíacos. Marcapasso natural do coração é o nó sinoatrial, um grupo especial de células. Às vezes é necessário implantar um pacemaker movido a bateria, que envia pequenas cargas eléctricas por meio de um eléctrodo colocado junto à parede do coração.
* Congênita (kon-JEN-i-tul) significa existir no nascimento.
* Congestiva (kon-JES-TIV) significa caracterizada pelo acúmulo de líquido em excesso.
Os procedimentos invasivos incluem a cateterização cardíaca, que é utilizado para avaliar a doença da artéria coronária, causa de angina, complicações após um ataque cardíaco, defeitos no coração, e outros distúrbios internos. Um cateter ou tubo longo e fino, é inserido no sistema cardiovascular, geralmente através
Como é doença de coração tratada?
Embora as condições cardíacas muitos não pode ser curada, eles podem ser controlados com mudanças de estilo de vida, medicação ou cirurgia, ou uma combinação dessas estratégias.
* Aorta (ay-OU-ta) é a principal artéria grande que leva o sangue do coração para o resto do corpo.Medicamentos
Batimentos cardíacos irregulares, insuficiência cardíaca e angina, são frequentemente tratados com uma combinação de mudanças de estilo de vida saudável e medicamentos. Um dos medicamentos mais utilizados é a nitroglicerina (ny-tro-GLIS-er-in), sob a forma de uma pílula minúscula dissolvido sob a língua, a qual actua de modo a abrir os vasos do coração do sangue e permitir que mais oxigénio a fluir para o coração muscular. Os beta-bloqueadores diminuir a demanda do coração por oxigênio, diminuindo o ritmo cardíaco. A aspirina, que ajuda a manter a coagulação do sangue facilmente, é dada a pessoas que têm doença cardíaca ou um alto risco de doenças cardíacas para diminuir o risco de coágulos sanguíneos e, assim, reduz o risco de ataque cardíaco e morte prematura. No momento de um ataque cardíaco, o paciente pode ser dada especial de dissolução do coágulo medicamentos por via intravenosa (injectado numa veia) para ajudar a desobstruir artérias coronárias doentes. Medicamentos também são usados para controlar a pressão arterial elevada.
Procedimentos cirúrgicos
Angioplastia (AN-je-o-plastee), também chamada angioplastia com balão, abre-se vasos obstruídos por formação de placas. Um balão especialmente concebido é enfiada através de uma artéria. Uma vez posicionado, o balão é fixado na parte mais estreita da artéria obstruída e insuflado, bombeando-se e alargando o canal. Depois a artéria é aberto, o balão é retirado.
Um problema é que as artérias coronárias aberto por angioplastia, muitas vezes estreita dentro de três a seis meses. Para evitar isto, os cirurgiões frequentemente um stent, de um tubo de 1 polegada de parecidas com arames de aço inoxidável em forma de uma mola espiral pequeno, para dentro do vaso, onde é expandida. Os adereços de stents o navio abrir como andaimes suporta um túnel. Os stents também podem ser salva-vidas paraVeias do sistema circulatório.Veias do sistema circulatório.pacientes cujas artérias ataque súbito ou espasmo (contrato) e fechar durante a angioplastia, desencadeando um ataque cardíaco.
Aterectomia (ath-er-EK-a-mee) é a excisão (cortar) e remoção física de placa das artérias. Ele é utilizado em lugar de ou em conjunto com a angioplastia com balão. Uma vez que o balão é insuflado, a zumbe corte miniatura para a frente para raspar os depósitos da parede do recipiente, como um pequeno rotor de limpar um dreno obstruído. Os detritos é empurrado para uma câmara de recolha de especial, e, quando o dispositivo é retirado, os detritos vem com ele.
Pacemakers pode ser inserido para restaurar um batimento cardíaco normal. Dispositivos avançados podem detectar e responder a mudanças no movimento do corpo, temperatura e taxa de respiração.
Cirurgia de bypass é um processo em que um segmento de veia retirada da perna ou uma artéria do peito é enxertado para uma abertura na parte lateral da artéria coronária normal, acima do segmento obstruído (bloqueado) e, em seguida, para a parte normal da artéria abaixo da obstrução. Sangue, então, "ignora" o segmento obstruído, bem como tomar um desvio da estrada em torno de um canteiro de obras.
Válvulas danificadas podem ser substituídas por válvulas mecânicas feitas de plástico ou de Dacron ou de uma válvula biológica tomada a partir de um porco, uma vaca, ou do dador humano.
O transplante cardíaco é o meio mais dramático do tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca grave. Embora ainda cheio de desafios, o procedimento é bem aceito em todo o mundo e está sendo realizada com mais freqüência. No entanto, não o suficiente corações humanos estão disponíveis a partir de doadores de órgãos.Pernas de rã e Galvanómetro
Eletrocardiógrafo sofisticado de hoje (ECG) começou JL com o estudo de coxas de rã.
Durante os anos 1700, os cientistas Luigi Galvani (1737-1798) e Alessandro Volta (1745-1827) usou os sapos para estudar a ação muscular. Seu trabalho levou ao desenvolvimento do galvanômetro (gal-va-NOM-e-ter), que mede a corrente por ação eletromagnética.
Em 1903, William Einthoven (1860-1927) introduziu o galvanômetro de corda. Galvanômetro Einthoven evoluiu para máquina de hoje eletrocardiograma, uma das ferramentas fundamentais que os cardiologistas usar para monitorar os ritmos do coração.Você Sabia?
Doença cardíaca coronária é a maior causa de morte de homens e mulheres americanos. Cada 29 segundos alguém sofre um problema coronário, cada minuto alguém morre de uma.
Gerir a insuficiência cardíaca custa americanos entre US $ 10 e US $ 15 bilhões anualmente.
Quase 15.000 transplantes de coração ter sido feito desde a década de 1980, de acordo com a Rede Unida de Compartilhamento de Órgãos. Cerca de 2.500 são realizados a cada ano, com muitos outros pacientes à espera inline.
Fornos Microondas
As lojas de conveniência, cafeterias, lanchonetes e usados para postar avisos perto de fornos de microondas seus para pessoas com pacemakers. A radiação eletromagnética emitida pelos fornos de microondas, por vezes, causado variações atuais nos marcapassos. Pacemakers hoje são protegidos de forças eletromagnéticas de rua e têm um modo de backup em caso de interrupção da programação do circuito principal.Viver com Doença Cardíaca
Doença de coração, muitas vezes representa um ponto de viragem na vida de uma pessoa. Pessoas que anteriormente levou insalubres, principalmente vidas inativos pode ser inspirado para mudar a maneira como eles vivem por comer de forma mais saudável, fazer exercícios regularmente, e parar de fumar.
No caso de um ataque de coração, a recuperação total geralmente leva cerca de quatro a seis semanas, dependendo da extensão da lesão, a saúde geral do paciente, e a condição do resto do coração. A maioria das pessoas são capazes de retomar atividades regulares dentro de algumas semanas ou meses. Como todos os pacientes com doença cardíaca ou danos, aqueles que tiveram ataques cardíacos precisam adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta de baixa gordura. A maioria vai para recuperar e desfrutar de muitos anos mais produtivos da vida.Mastigar a gordura
Os especialistas sugerem que é uma boa idéia para todos os americanos saudáveis com idade acima de dois para modificar suas dietas. Entre as sugestões específicas são as seguintes:
Reduzir a gordura dietética total de não mais do que 30 por cento do total de calorias diárias.
Reduzir a gordura saturada e colesterol na dieta: mudança de todo ao leite desnatado, reduzir o número de gemas de ovo comido, evitar gorduras sólidas como cozinhar banha, dar-se alimentos que contenham óleos vegetais como o de palma ou de óleos de coco, e substituir iogurte congelado sorvete, ou leite de gelo para tomar sorvete.