Breaking News

Nova doença semelhante à SIDA afecta Ásia



Foi identificada no continente asiático uma nova doença que ataca o sistema imunitário e que apresenta sintomas semelhantes aos da SIDA. De acordo com os cientistas, trata-se de uma imunodeficiência adquirida que ocorre na idade adulta, em média por volta dos 50 anos. Sabe-se ainda que não é hereditária e que não é provocada pelo vírus do VIH.

Mais de 200 pacientes, entre os 18 e os 78 anos, foram analisados na Tailândia e em Taiwan. O estudo, liderado por Sarah Browne, cientista do National Institute of Allergy and Infectious Deseases (NIAID), revela que os voluntários portadores desta nova doença produzem anticorpos que bloqueiam uma sinalização química do organismo, o interferon-gama (IFN-gama), responsável por eliminar infecções.

Quando esses sinais são bloqueados, causam sintomas como os verificados nos doentes com SIDA, ou seja, ficam vulneráveis à invasão de vírus, infecções fúngicas, parasitas e, especialmente, de micobactérias (grupo de germes semelhante aos da tuberculose que pode causar danos severos nos pulmões).

Todavia, o aparecimento desta doença continua por explicar, dado que apenas ocorre em asiáticos. Os investigadores sugerem que a causa poderá estar associada a um factor genético ou ambiental.

O uso de antibióticos não se tem revelado eficaz no combate à doença, mas sabe-se que não é contagiosa e que não é contraída através de um vírus.