Breaking News

Ventos do Alto Mar


O vento é o ar em movimento. Consonante a direcção de onde sopra, transporta ar frio ou quente. Os navegadores tiram partido dele mas ao mesmo tempo receiam-no.
Se pretende medir a velocidade do vento, os marinheiros podem calcula-la em Km/h ou em nós. Um nó equivale a 1852 metros/ hora.
Antigamente os marinheiros deixavam correr à popa dos barcos uma corda a que davam mós de 15 em 15 metros. A medida que o barco ia avançando era contado de 30 em 30 segundos o número de nos que passavam entro os dedos do marinheiro. Cada vez que passava um nó o barco tinha progredido 15 metros. A 10 nós o barco avança a uma velocidade de 20 Km /h. Com base na velocidade do vento pode determinar-se a sua força, a qual informa os navegadores dos perigos que podem esperar É a partir da força 5 (30 km/h) que o vento pode começar a ser perigoso para quem anda no mar.
Um vento de força 8 pode dar origem a ondas de 5 metros de altura. Ao atingir a força 12 torna-se inevitável um furação.
Os ventos alísios ocorrem junto ao Equador e sopram em media a 20 Km/h na direcção Este /oeste. Foram estes ventos que ajudaram Cristóvão Colombo a atravessar o atlântico. De entre os ventos fortes, são os mais regulares do mundo.
Antigamente os capitães dos barcos á vela temiam as calmarias onde se verificam chuvadas e tempestade, sem que se faça sentir o menos sopro de vento.