Super-Humanos Por Meio da Tecnologia: Exoesqueleto
Imagine correr dezenas de quilômetros sem suar, pular distâncias equivalentes a um campo de futebol e levantar toneladas com nenhum esforço.
Algo que parece restrito aos super-heróis que povoam os quadrinhos, cinemas e jogos, mas que está cada vez mais próximo de se tornar realidade
Surgidos na ficção produzida durante o século XIX, os exoesqueletos projetados para o uso humano estão a cada dia mais próximos de serem produzidos em larga escala.
Como o nome deixa claro, um exoesqueleto se trata de uma espĂ©cie de esqueleto artificial usado de forma externa pelo usuário, quase como se fosse uma roupa. AtravĂ©s do uso de metais resistentes e truques da engenharia moderna, esses acessĂłrios ampliam em diversas vezes a capacidade fĂsica de uma pessoa.
Vai demorar um pouco atĂ© conseguirmos uma armadura como a do “Homem de Ferro”, mas “exoesqueletos biĂ´nicos” já estĂŁo sendo testados e usados.
A maior parte dos equipamentos existentes sĂŁo usados para reabilitação, criando uma “roupa” robĂłtica que permite que pessoas com paralisia dos membros inferiores fiquem em pĂ© e caminhem novamente. Os exoesqueletos restantes visam aumentar a força do usuário, criando um “homem superforte”.
Especialista em biĂ´nica, acredita que exoesqueletos mĂ©dicos e militares vĂŁo se tornar populares em breve, e em seguida o equipamento deve alcançar o cidadĂŁo comum. “Nos prĂłximos cinco anos, veremos mais e mais exoesqueletos por aĂ”, diz Sugar, professor de engenharia da Universidade do Estado do Arizona (EUA).