Breaking News

Dois petroleiros no golfo de Omã terão sido atacados com torpedo. EUA culpam Irão


Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), estando pelo menos um deles em chamas. A suspeita é que os dois petroleiros tenham sido atingidos por torpedos, num incidente que está a gerir receios de um conflito naquela região. O aparente ataque ainda não foi reivindicado mas Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, já veio responsabilizar o Irão pelo incidente.

De acordo com as agências internacionais de notícias, a Marinha dos Estados Unidos afirma que está a prestar assistência a petroleiros que terão sido “atacados”. A acusação de Mike Pompeo, feita em declarações aos jornalistas em Washinton DC, surge depois de um porta-voz do governo iraniano, refutando qualquer responsabilidade, alerta para que “não se caia na armadilha de quem lucra com a instabilidade na região”.

Pompeo garantiu que os EUA vão “defender as [suas] forças], acusando o governo iraniano de planear uma série de ataques a petroleiros para levar os EUA a reduzir as sanções económicas aplicadas ao país.

Os EUA vão levar este incidente ao Conselho de Segurança da ONU, acrescentou Mike Pompeo.

[in Observador]