Dois petroleiros no golfo de Omã terão sido atacados com torpedo. EUA culpam Irão
Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), estando pelo menos um deles em chamas. A suspeita é que os dois petroleiros tenham sido atingidos por torpedos, num incidente que está a gerir receios de um conflito naquela região. O aparente ataque ainda não foi reivindicado mas Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, já veio responsabilizar o Irão pelo incidente.
De acordo com as agências internacionais de notícias, a Marinha dos Estados Unidos afirma que está a prestar assistência a petroleiros que terão sido “atacados”. A acusação de Mike Pompeo, feita em declarações aos jornalistas em Washinton DC, surge depois de um porta-voz do governo iraniano, refutando qualquer responsabilidade, alerta para que “não se caia na armadilha de quem lucra com a instabilidade na região”.
Pompeo garantiu que os EUA vão “defender as [suas] forças], acusando o governo iraniano de planear uma série de ataques a petroleiros para levar os EUA a reduzir as sanções económicas aplicadas ao país.
Os EUA vão levar este incidente ao Conselho de Segurança da ONU, acrescentou Mike Pompeo.
[in Observador]