Breaking News

Memorial ao Engº Duarte Pacheco



Duarte Pacheco nasceu em Loulé em 19 de Abril de 1900. Aluno brilhante do Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde em 1923 se forma em Engenharia Electrotécnica com a classificação de 19 valores. Pouco depois, é convidado para professor de Matemáticas Gerais no Instituto e em 1927 é nomeado director do IST.
A 18 de Abril de 1928, com 29 anos, toma posse como ministro de Instrução Pública e a 10 de Novembro, desse mesmo ano, demite-se.


Sob a sua orientação, dá-se início à construção dos edifícios do Instituto Superior Técnico em Lisboa.
Em 1932, com 33 anos é convidado por Salazar, para Ministro das Obras Públicas e Comunicações, tomando posse a 5 de Julho, aí permanecendo até 18 de Janeiro de 1936, altura em que é afastado do cargo, regressando ao IST.
A 1 de Janeiro de 1938 é nomeado presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e a 25 de Maio, em acumulação, ocupa novamente a pasta das Obras Públicas e Comunicações.

Na manhã de 15 de Novembro de 1943 foi a Vila Viçosa, inteirar-se dos trabalhos para a construção da estátua de D. João IV, mas queria chegar a tempo ao Conselho de Ministros, marcado para a tarde. Ao regressar a Lisboa, na Estrada Nacional nº 4, no lugar da Cova do Lagarto, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, o veículo oficial seguia a alta velocidade e despistou-se, Duarte Pacheco ficou gravemente ferido. Transportado para o Hospital da Misericórdia de Setúbal veio a falecer no dia seguinte.



- Hábil a fintar os esquemas asfixiantes do regime.
- É autor de projectos dos Bairros Sociais de Alvalade, Encarnação, Madredeus e Caselas, em Lisboa.
- Projectou a actual Av. de Roma.
- Promoveu e revolucionou, o sistema rodoviário de Portugal, mandando executar a marginal Lisboa – Cascais e a primeira auto-estrada Lisboa – Vila Franca de Xira.
- Mandou construir Estádio Nacional, a Fonte Luminosa, a estação marítima de Alcântara, criou o Parque de Monsanto, e contribuiu para a construção do aeroporto de Lisboa.
- Criou o Instituto Nacional de Estatística e a Casa da Moeda.
- Foi o grande responsável pela Organização da Exposição do Mundo Português.
- Dignificou até ao extremo a profissão de Engenheiro