Breaking News

Castanhas de Ovos (Viseu)


Viseu tem muitos doces e iguarias, muitas delas sob influĂȘncia conventual das freiras beneditinas, com o convento instalado junto de uma das entradas da cidade.
Das especialidades saĂ­das da cozinha daquele convento, destaca-se esta receita que, como qualquer doce conventual, se caracteriza pela grande quantidade de açĂșcar e gemas. SĂŁo, pois, doces muito calĂłricos, mas que compensam largamente cada caloria ingerida de tĂŁo boas que sĂŁo. Ainda bem que se comem sobretudo em ocasiĂ”es festivas… icon smile Castanhas de Ovos (Viseu)

Ingredientes:

  • 21 gemas
  • 250 g de açĂșcar
  • farinha q.b.

Confeção:

Leve o açĂșcar ao lume com um pouco de ĂĄgua atĂ© formar ponto de rebuçado/bola dura (ao deitar um pouco de calda em ĂĄgua fria, forma-se imediatamente uma bola consistente).
Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e misture 20 gemas, previamente misturadas sem ser batidas.
Leve de novo ao lume, mexendo até que o preparado se despegue do tacho. Retire do calor e deixe arrefecer completamente.
Com um pouco de farinha, tenda os doces em forma de castanhas, bolas ou croquetes.
Coloque-os num tabuleiro com algum espaço entre si, pois crescem um pouco.
Pincele com a gema de ovo restante e, com um garfo, faça-lhes uns riscos na superfície, de forma a que se assemelhem a castanhas.
Leve ao forno a 240Âș C, durante 10 minutos.
Sirva as castanhas de ovos em forminhas de papel frisado.

Nota:
Tradicionalmente, os doces sĂŁo pincelados com a gema e espetados num pauzinho (que pode ser de loureiro) e levam-se a crestar numa chama ou lume em brasa.