Breaking News

A história do Xico Incendiário

 




Cada vida dava uma novela, mais ou menos interessante mas repleta de curiosidades. Tenho um amigo, o Xico Incendiário, que, ao contrário do que o nome indica, não se dedica às cenas dos pirosos, ou lá o que chamam ao fogo posto, mas é simplesmente um gajo porreiro pá que se dedica ao gamanço. Ele diz que é “arrumador”, ou seja que arruma coisas que ele acha que estão mal arrumadas.
O Xico fazia parte da minha tribo, e desde pequenino mostrou dotes de artista. No ATL gamava os lanches aos colegas mais pequenos, na Escola Básica eram os telemóveis e as Nintendos, e, no 5º ano, já o Xico tinha 18 anos, gamava carros e motas aos professores. Já era o nosso idolo, tinha o factor X.
Tive uns tempos sem o ver, porque mudei da Bela Vista para o Casal Ventoso e gamaram-me os contactos. Só mais tarde soube dele, e este é o relato da coisa.
O Xico teve problemas com a justiça, e foi preso várias vezes. Uma vez foi apanhado em flagrante quando assaltou uma velha e lhe roubou m saco de plástico. Lá dentro estava um frasco com mijo da velha, para fazer análises.
Quando foi dentro conheceu o China e o Pica Miolos, e, entre os tres estudaram o roubo duma piscina, mas correu mal e foi dentro outra vez.
Farto de sociedades, o Xico decidiu dar o grande golpe, sozinho, e assaltou o banco de Portugal. Como o banco não tem dinheiro, a segurança não é muito apertada, e ele pensou dizer que era da judite e simplesmente entrar. A verdade é que conseguiu, mas diga-se que foi ajudado pelo aspecto retardado que tem, imitando bem a maioria dos agentes da judite. No cofre do Banco de Portugal, e não vendo dinheiro, pensou agarrar papeis e documentos, que meteu num saco do Continente, e pirou-se. Foi aí que a sorte o abandonou. Acho que foi por causa do saco de plástico. Mas o pior estava para vir, é que quando foi a tribunal os gajos do banco não queriam que ele devolvesse os papeis. Parece que tinha roubado a divida pública, e o governador do banco disse: tá roubado tá roubado!, e soltaram o Xico.
Ele agora anda muito desgostoso, porque tem uma divida do caraças e está entalado. Depois conto o resto.

Jarro Martins