Breaking News

Quanto tempo uma pessoa aguenta sem dormir?


No livro dos recordes, o máximo alcançado foi de 164 horas, disse uma vez em entrevista o neurologista Flávio Alóe, do Centro para Estudos de Sono do Hospital das Clínicas da USP.



Mas há controversias. Segundo o portal Terra, o RankBrasil, livro dos recordes brasileiros, registrou que o tempo máximo de privação do sono foi uma proeza conquistada por um locutor de uma rádio de Campinas, chamado Beto Café. O homem permaneceu 109h21 horas acordado, fazendo transmissões ao vivo durante 106h41, em julho de 2007.

Um dos casos mais lembrados pelos especialistas é de um estudo bem antigo, realizado em 1935. Neste experimento  um jovem de 24 anos dormiu pouco mais de cinco horas durante um período total de quase dez dias.  A partir do quarto dia, o sujeito tornou-se cada vez mais confuso e irracional. Chegou ao ponto de não lembrava mais onde estava e a ter  delírios. O homem ficou tão descontrolado que a pesquisa teve de ser suspensa.

Pra você que adora ma noite em claro, saiba que a privação do sono ataca diretamente sua saúde física e mental. Dormir é essencial para diversas atividades e funções orgânicas do nosso corpo, inclusive na capacidade de aprendizado e no processo de consolidação da memória.

Efeitos colaterais da falta de descanso:

Quem dorme pouco (quatro horas diárias por exemplo) passa a ter, após seis dias consecutivos,  aumento da pressão arterial, da freqüência cardíaca e dos níveis de glicose no sangue.

Depois de 30 horas sem dormir direto a pessoa fica com humor irritadiço, cai a sua velocidade de reação e raciocínio, além de haver uma perda de criatividade.

Após mais de 30 horas sem dormir o ser humano  fica apático e apresenta confusão no sistema nervoso. Ela também pode sentir frio ou calor em demasia, além de fome.