Varíola
A varíola é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal viral que deixa boxes permanentes na pele. Antes de a varíola foi exterminada, matou, desfigurado e cegado milhões de pessoas.
PALAVRAS-CHAVE
para pesquisar na Internet e outras fontes de referência
Doenças infecciosas
Infecção viral
Um tipo diferente de guerra
Começando em 1966, a Organização Mundial de Saúde declarou guerra contra um inimigo que ao longo da história causou governos a cair e dizimado populações inteiras. Os aliados nesta batalha eram em sua maioria pessoas comuns em vilas e cidades, e sua arma principal era uma vacina. Dez anos mais tarde, eles alcançaram uma das melhores vitórias na história da medicina: a destruição global da varíola. O último surto conhecido da doença, que matou 2 milhões de pessoas em 1967, foi na Somália em 1977. Em 1980, a Assembleia Mundial da Saúde declarou o mundo livre da varíola. Hoje as pessoas não têm nada a temer da doença.
Edward Jenner
Edward Jenner nasceu na Inglaterra em 1749. Ele trabalhou como médico país. Na Europa, acreditava-se que ordenhadoras que desenvolveram varíola bovina (doença que afeta os úberes das vacas, mas é inofensiva para os seres humanos) não obteve a varíola. Para testar essa crença, em 1796 Jenner começou a inoculação (i-NOK-yoo-layt-ing) pessoas com o vírus da varíola bovina. Em uma experiência que não seria permitido hoje, porque seria considerado muito perigoso, mais tarde ele injetaram essas mesmas pessoas com o vírus da varíola. Eles permaneceram livres da doença. Experimento de Jenner com a varíola bovina provou o valor de vacinação e levou à sua utilização generalizada. Imunologia moderna, ou seja, o estudo de como os organismos combater a infecção, começou com Jenner.
O que é a varíola?
A varíola é uma infecção causada pelo vírus da varíola. O vírus foi transmitido quando uma pessoa respirou gotículas do ar que uma pessoa infectada havia respirado fora, por exemplo, espirrar ou tossir. Também pode ser transmitida por um simples toque de alguém com a doença.
O que causa a varíola?
Factores sociais desempenhou um papel importante na transmissão da varíola. Porque se espalhou por face-a-face com outra pessoa, prosperou nas condições de superlotação da pobreza. A varíola é altamente infecciosa, mas não é tão contagiosa como o sarampo ou a gripe. Se o vírus ficou sem os seres humanos para infectar, não poderia se espalhar. No entanto, as lesões que apareceram sobre a pele no decorrer da doença eram infecciosas e podem contaminar objectos inanimados, tais como roupas ou cobertores durante longos períodos. As crianças, os idosos e as pessoas que estavam doentes de outras doenças iria pegar varíola mais facilmente, mas o vírus pode infectar qualquer um.
Quais são os sintomas da varíola?
Varíola teria início súbito, e, no início, era como um mau caso da gripe. Depois de alguns dias, os sintomas de gripe foi embora, ea pele eclodiu em colisões. No início, os solavancos eram sólidos, mas logo que ficou cheio com líquido, como bolhas, e, em seguida, com o pus. Finalmente, depois de cerca de 2 semanas, as bolhas secas e formado crostas. Quando as crostas caiu, eles deixaram boxes permanentes na pele, mais frequentemente na face. Muitas pessoas que desenvolveram esta forma de varíola recuperado. No entanto, em casos graves, onde uma febre alta e erupções sangramento estavam presentes, uma pessoa pode ter morrido em poucos dias.
Caso a varíola
Vírus ser destruída?
A partir de 1999, o vírus da varíola oficialmente permaneceu apenas em dois laboratórios de alta segurança em Atlanta e Moscou. Estes "stocks" do vírus foram mantidos porque têm valor para a pesquisa científica. Mas algumas pessoas afirmam que eles devem ser destruídos porque o dano que o vírus poderia causar se fosse liberado sempre representaria um risco demasiado grande. A Organização Mundial de Saúde fixou a data de junho de 30,1999, para destruir os estoques restantes de varíola, mas depois mudou de idéia por causa da forte debate na comunidade científica. Os cientistas argumentam que uma epidemia de varíola futuro poderia ocorrer, e sem esses vírus armazenados, novas vacinas e drogas antivirais não poderia ser feita. Eles dizem que as vacinas armazenadas são velhos e deteriorados. Além disso, a vacina velho é um vírus vivo que não poderia ser dado a pessoas que tenham distúrbios do sistema imunológico ou que fizeram transplante de órgãos. O vírus em si pode ser necessário para desenvolver vacinas eficazes para essas pessoas.
Como é que os médicos a diagnosticar a varíola?
Antes de a varíola foi eliminada, era fácil de dizer se as pessoas tinham a doença simplesmente por sua aparência. Às vezes, a febre inicial pode ter sido confundido com a gripe. Ou a erupção poderia ter sido confundido
Como foi a varíola tratada?
No passado, o tratamento para a varíola foi destinado a tornar os pacientes confortáveis e limitar a propagação da doença. Se possível, os pacientes foram separados das outras pessoas, ea área ao seu redor e as coisas que eles tocaram foram mantidos limpos para evitar novas infecções.
Vacinação Evita varíola
Centenas de anos atrás, na Ásia, foi observado que nunca pessoas que sobreviveram a varíola chegou novamente. Esta observação levou a uma prática mais tarde chamada varíola (var-ee-o-LAY-shun), que envolveu, por exemplo, esfregando pus de uma lesão varíola em pequenos arranhões ou cortes na pele de pessoas saudáveis, na esperança de protegê-las . Embora essas pessoas ainda desenvolvido a varíola, que muitas vezes era uma forma leve.
Varíola era desconhecido na Europa e América do Norte até 1700. Em 1796, Edward Jenner mostrou que variolação usando varíola bovina em vez da varíola pode proteger uma pessoa completamente da doença, poupando a pessoa do mesmo caso, um menor de varíola. Vacina de Jenner (da palavra latina para "vaca") tornou possível controlar a varíola em muitos países. Mas foi apenas em 1980 que as pessoas suficientes ao redor do mundo tinham sido vacinados para evitar que a doença para sempre.
No passado, as crianças eram rotineiramente vacinadas contra varíola antes de seu primeiro aniversário. Mas agora que a varíola foi eliminada, a vacinação não é mais necessário.
O que são vírus?
Os vírus são organismos que são menores do que as células, de modo pequenos que podem ser vistas apenas com um tipo especial de microscópio. Para multiplicar e causar a doença, os vírus precisam da ajuda de uma célula viva. Embora as partículas virais podem estar presentes em grandes números, alguns vírus pode permanecer no corpo durante muito tempo, mesmo durante muitos anos, antes de as pessoas começam a sentir-se doente. O vírus da SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é um bom exemplo deste tipo de vírus. Outros vírus, como a gripe ou a varíola, fazer as pessoas mal muito rapidamente.