Breaking News

Ponte que não aparecia há 10 anos fica à mostra com seca no Sul de MG


Nível do Lago de Furnas está 11 metros abaixo do normal.
Situação preocupa moradores e comerciantes em Três Pontas (MG).

  A queda do nível do Lago de Furnas tem provocado algumas situações inusitadas no Sul de Minas. No distrito de Pontalete, em Três Pontas (MG), por exemplo, a balsa que transporta os moradores está parada e uma ponte, encoberta desde a formação do lago, há mais de 50 anos, voltou a aparecer. Com a falta de chuvas, o nível do Lago de Furnas está 11 metros abaixo do normal. A situação preocupa moradores e comerciantes que dependem da pesca ou do turismo na região.
A ponte, que normalmente fica encoberta pela água, era utilizada pelos moradores para o deslocamento entre Três Pontas e Elói Mendes (MG). A última vez que ela apareceu foi há 10 anos, quando o nível do lago registrou a pior baixa da história. Em janeiro de 2002, a represa registrou o nível crítico de 43,77% do volume útil, o mínimo necessário para a geração de energia. Em outubro daquele ano, o reservatório chegou a 11,2% do volume total. Em setembro de 2012, o nível do lago apontava 48,72% do total.

Atualmente a Hidrelétrica de Furnas está funcionando com 29% da sua capacidade total. Os níveis atuais de reserva de água para fornecimento de energia elétrica no Sudeste estão em 37,4%, o que equivale a 9,2% acima do nível mínimo de armazenamento considerado seguro.