Breaking News

CLARITROMICINA

 
CLARITROMICINA
Ref. KLARICID
FORMA(S) FARMACÊUTICA(S)
Comprimido revestido - 250mg e 500mg
INDICAÇÕES
Infecções de vias aéreas superiores e inferiores. Infecções da pele e tecidos moles. Infecções por micobactérias. Prevenção de infecção por Mycobacterium avium complex em pacientes infectados por HIV com contagem de linfócitos CD4 menor ou igual a 100/mm3. Em associação com outras drogas, na erradicação do Helicobacter pylori.
POSOLOGIA
Adulto: 250mg VO, de 12/12h. Infecções mais graves: 500mg a 1g VO, de 12/12 h. A duração habitual do tratamento é de 7 a 14 dias. Adultos, jovens ou idosos, com depuração da creatinina inferior a 30 ml/min, a dose deve ser reduzida à metade (250mg VO, 1 vez ao dia, ou em infecções graves, 250mg VO, 2 vezes ao dia). A administração não deve prolongar-se além de 14 dias.
A dose e a duração da terapia dependerão da idade, sensibilidade do microorganismo e gravidade da infecção, e deverão ser ajustadas à resposta clínica do paciente.
CONTRA-INDICAÇÕES
Hipersensibilidade aos antibióticos macrolídeos. Amamentação. Insuficiência renal. Gravidez. Lactação. Insuficiência renal grave e crianças menores de 12 anos. Pacientes com anomalias cardíacas pré-existentes que recebam terfenadina.
EFEITOS ADVERSOS
Náusea, vômito, dispepsia, dor abdominal, diarréia e alteração do paladar. Colite pseudomembranosa. Disfunção hepática, elevação de transaminases, hepatite colestática e/ou hepatocelular. Reações alérgicas (urticária e erupções cutâneas leves, anafilaxia e síndrome de Stevens-Johnson). Cefaléia, tontura, vertigens, ansiedade, insônia, pesadelos, zumbidos, confusão, desorientação, alucinação, psicose, perda auditiva (geralmente reversível com a retirada da medicação).
INTERAÇÕES
Claritromicina pode elevar os níveis séricos de warfarina, alcalóides de ergotamina, triazolam, lovastatina, atorvastatina, tacrolimos, teofilina, disopiramida, fenitoína, carbamazepina, midazolam, ciclosporina e rifabutina. Reduz a absorção de zidovudina.
Uso associado com sinvastatina pode aumentar risco de miopatia.
PRECAUÇÕES
Deve ser administrada com cautela em pacientes com comprometimento da função renal.