Lepra
Hanseníase (LEP-ro-mar) é uma doença infecciosa que danifica os nervos, pele e membranas mucosas. É causada pela bactéria Mycobacterium leprae. É lentamente progessive, o que significa que lentamente se torna cada vez pior. O transtorno também é chamada de doença de Hansen, após o médico norueguês que descobriu a causa em 1874.Palavra-chave
para pesquisar na Internet e outras fontes de referência
Doença de peleO que é Hanseníase?
Uma doença que pode causar deformação extrema e da incapacidade, a hanseníase tem sido um dos mais temida de doenças ao longo da história humana. Ele era conhecido por antigos babilônios, hebreus, gregos e romanos, e é frequentemente mencionada na Bíblia. Até tempos relativamente recentes, a lepra era incurável, e as pessoas com hanseníase foram afastados das comunidades em que eles viveram.
Lepra se espalhou na Europa durante a Idade Média, provavelmente auxiliados pelo grande movimento de populações durante a época das Cruzadas. Até o século 13, havia mais de 2.000 instituições para pessoas com hanseníase só em França, e centenas mais na Alemanha, Inglaterra e Escócia. Embora a doença quase desapareceu da Europa por volta de 1500, surtos ocorreram na Escandinávia e as Ilhas do Havaí em 1800.Hoje a hanseníase
A hanseníase é incomum na maioria dos países hoje, mas causa enorme sofrimento nas áreas onde ainda é encontrada. Estas áreas são largamente confinado às regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia, América Central e América do Sul. A doença raramente é visto na América do Norte e Europa. Nos Estados Unidos, a maioria dos casos ocorre entre as pessoas que vieram de outros países.
As crianças são mais suscetíveis à lepra do que os adultos, e os homens são mais propensos a contrair a doença do que as mulheres. Em termos de condições de vida, a incidência da hanseníase é maior em áreas de densa população que têm a má nutrição e saneamento, e falta de assistência médica adequada.Como é que uma pessoa se Lepra?
Ao contrário do que muitos pensam, a hanseníase não é altamente contagiosa. De facto, é muito difícil para uma pessoa a pegar de outro. Existem duas razões pelas quais isso é assim: a bactéria em si não causam doença facilmente, e, em qualquer caso, o sistema imunológico de quase todos podem evitá-lo. Apenas contato próximo de um longo período de tempo com uma pessoa cuja doença está em um estágio avançado pode causar infecção. Acredita-se que a bactéria viaja de pessoa a pessoa por meio do tracto respiratório, através da descarga a partir do nariz ou da boca, tais como espirros ou tosse.
O período de incubação, desde o momento da infecção até que a doença se instala, é muito longo, geralmente de 1 a 10 anos ou mais.Quais são os sintomas da hanseníase?
Lepra não causa os dedos das mãos e pés de cair, o que é um outro mito ligado com a doença. Lepra pode conduzir a graves danos tais partes periféricas do corpo (por exemplo, as mãos e os pés), contudo.
Existem dois tipos principais de hanseníase tuberculóide, o chamado (muito-BER-ku-loid) e virchowiana (lep-RO-ma-tos). O tuberculóide é a forma mais branda, e envolve principalmente a pele e os nervos que suprem a pele e outras partes da superfície do corpo. Hanseníase virchowiana afeta principalmente a pele, mas a infecção tende a progredir e se tornar mais generalizada. É a forma mais grave.
Hanseníase tuberculóide começa como uma infecção nas terminações nervosas. Gradualmente, há uma perda de sensação em torno deles, e áreas pálidas desenvolver sobre a pele. Ao longo de um período de anos, essas lesões * ampliar e engrossar. Paralisia muscular freqüentemente se desenvolve nas mãos e nos pés. Lesões acidentais não pode ser notado em áreas onde a sensação foi perdido, de modo que os dedos das mãos e pés podem ser facilmente danificados e cicatrizes. Em alguns casos de lepra tuberculóide, a cura pode ocorrer por si só.
* Lesão (LEE-Zhun) é o tecido danificado
Na forma virchowiana, grandes nódulos moles, ou nódulos (lepromas), desenvolver ao longo do corpo. Características faciais podem tornar-se muito alargada, produzindo uma aparência de leão característica. As membranas mucosas do nariz, boca, garganta e podem ser invadidos pela infecção. Quando os olhos são afetados, a cegueira muitas vezes resulta. A progressão da hanseníase é altamente variável, e os sintomas podem ir e vir em alguns indivíduos.Como é a lepra diagnosticada e tratada?
Os sinais e sintomas da hanseníase são semelhantes aos de outras condições que afetam a pele e os nervos, principalmente quando a doença está em seus estágios iniciais. Diagnóstico deve, portanto, ser feita através de uma biópsia, em que um pequeno pedaço de pele é retirado para análise para a bactéria da lepra. O diagnóstico precoce é muito importante, pois pode prevenir deformidades permanentes e incapacidade.
O tratamento da hanseníase hoje é com um medicamento de prescrição que mata as bactérias. Outras drogas têm sido recentemente adicionado ao tratamento, devido ao crescente resistência das bactérias para o medicamento original, nos últimos anos. Para evitar a lepra de voltar, o tratamento medicamentoso deve ser continuado por pelo menos 2 anos. Várias operações podem ser realizadas para ajudar os pacientes que se tornaram desfigurado ou desenvolveram deficiências físicas. Nos Estados Unidos, o Serviço de Saúde Pública torna o tratamento disponível para os pacientes com hanseníase, e existem hospitais especializados e dinics em diferentes áreas.
Porque a lepra é muito menos contagiosa do que se acreditava, ele não é mais considerado necessário para evitar a propagação da doença, isolando pacientes de outras pessoas.Os Dons do Pai Damien
Pai Damien (DAHM-yan) foi o nome religioso de Joseph de Veuster, nascido na aldeia de Tremeloo na Bélgica em 3 de janeiro de 1840. De Veuster sabia quando ele era um jovem rapaz que ele estava destinado a ser padre. Ele logo se tornou um missionário e deixou a Bélgica para trabalhar nas ilhas havaianas. Lá, no curso de seu trabalho, ele se tornou um carpinteiro talentoso e construtor, e mesmo um estoque básico de medicamentos para ajudar os doentes.
Enquanto isso, a lepra havia atingido as ilhas e começou a se espalhar entre as populações nativas. Para isolar a doença, uma colônia foi estabelecida na ilha de Molokai, e os afetados foram levados para lá e abandonado.
Pai Damien escolheu para trabalhar neste liquidação solitário, triste, e sem lei, a partir de 1873. Ele não só atendeu às necessidades espirituais dos doentes, mas também enfaixado suas feridas, alimentos fornecidos, abrigos construídos, e enterrados os mortos. Com o tempo, seus esforços e conquistas atraiu o apoio de médicos e hospitais, e ele começou a receber visitantes ilustres no que havia se tornado sua colônia-modelo. Ele finalmente desenvolveu-se a lepra e morreu da doença em 15 de abril de 1889.