Breaking News

Gânglios inchados



Quando deve consultar o Medico
- O inchaço dos seus gânglios prolonga-se por mais de duas semanas depois de a infecção ter passado
- Você tem gânglios inchados por todo o corpo - Você tem gânglios inchados e não esteve recentemente constipado, nem teve uma infecção nos seios nasais, nos ouvidos ou nas vias respiratórias superiores.
-Você possui um gânglio grande e rijo que não se move facilmente.
- Para além dos gânglios inchados do pescoço, você tem febre, dificuldade em engolir, uma inflamação crónica na garganta ou dificuldade em respirar, em particular se fuma ou bebe álcool.
-Um dos gânglios inchados no pescoço está a ficar maior do que os outros.


De momento os seu gânglios inchados podem parecer-se um pouco com os parafusos de Frankenstein, mas na verdade estão a criar terreno para um exército de bons rapazes. Espalhados por todo o corpo encontra-se mais de 500 gânglios linfáticos. Eles reúnem locais para os glóbulos brancos. Os Glóbulos que o sistema imunológico do seu organismo utiliza para combater a infecção. Os gânglios incham quando os glóbulos brancos montam uma defesa contra bactérias invasoras. Os gânglios também fazem parte do sistema de drenagem que o seu organismo utiliza para deitar fora os desperdícios que se acumulam ao combater a infecção. Os gânglios linfáticos drenam para dentro de gânglios maiores que se encontram em várias zonas do organismo, incluindo axilas, virilhas e maxilares. Por vezes, estes gânglios incham como reacção a uma infecção num local distante. Por exemplo, um pé infectado pode produzir um gânglio linfático inchado na zona da virilha. Um gânglio linfático normal é uma massa mole, semelhante à borracha e movível, que possui menos de meio centímetro de diâmetro. Quando os gânglios incham, torna-se grande, duros e inflamados. Os gânglios do pescoço incham com maior facilidade. Uma reacção comum à constipação ou infecção das vias respiratórias superiores. Porquê o pescoço? Mais de 30 por centos dos gânglios linfáticos do seu pescoço encontra-se acima da clavícula, no pescoço e na garganta. Os gânglios inchados do pescoço também podem indicar uma inflamação virál da garganta ou uma infecção bacteriana, como uma amigdalite. As infecções dos seios nasais, ouvidos ou pele também podem fazer inchar os gânglios do pescoço. E os problemas dentários podem causar inchaço assim como uma infecção resultante de uma arranhadela de gato. As causas mais graves, embora menos prováveis, do inchaço dos gânglios do pescoço são as doenças como a monocucleose, a tuberculose, a sífilis e alguns tipos de cancro como a doença de hodgkin.

Alivio dos sintomas

Visto que os gânglios inchados serem muito provavelmente causados por uma infecção, a chave para se livrar deles é tratar a infecção subjacente. Eis o que se pode fazer.

Experimente aplicar calor: Enquanto trata a infecção, você pode aliviar a dor nos gânglios inchados aplicando uma toalha quente ou uma almofada eléctrica durante quinze minutos, três ou quatro vezes ao dia.

Extermine os estreptococos: É importante tratar a amigdalite, pois caso contrario pode originar a febre reumática, uma doença que pode lesar o coração. É por esta razão que, se os seus gânglios inchados forem acompanhados de uma inflamação persistente na garganta, você deve ir ao médico. Ele utilizara uma mecha de algodão própria para a garganta e retirará uma amostra de células para cultura. Se você tiver estreptococos, o medico prescrever-lhe-á um tratamento de antibióticos para curar a infecção.

Investigue outras infecções: As infecções cutâneas do couro cabeludo, têmporas ou rosto, assim como as dos seios nasais e ouvidos, podem fazer inchar os gânglios do pescoço. O seu medico tratará esta e qualquer outra infecção com antibióticos prescritos.

Conte com algumas análises: Se a causa dos seus gânglios inchados não for fácil de determinar, o seu medico pode marca-lhe novas consultas ou mais analises. Em certos casos, para alem das análises ao sangue ou radiografias, o medico pode retirar algumas amostras do tecido contido no gânglio linfático, empregando uma técnica chamada aspiração por agulha. Na maioria dos casos, este é um processo rápido e simples que se faz no consultório. Depois de a pese ser anestesiada introduz-se uma agulha no gânglio e retira-se algumas células para análise.

Examine minuciosamente o gânglio linfático. O seu medico pode utilizar as radiografias para ajudar a diagnosticar a causa dos seus gânglios inchados ou um simples gânglio linfático pode ser removido cirurgicamente depois de uma aspiração por agulha. No caso pouco provável de você possuir a doença maligna do sistema linfático será tratado com medicamentos contra o cancro.