Breaking News

O Universo Ptolomaico


Segundo Ptolomeu, a Terra é uma esfera prefeita e estática e, redor da qual giram todos os outros corpos do Universo, suportados por esferas concêntricas de cristal invisível.
A esfera mais próxima da terra é a que mantém a Lua, Seguem-se-lhe, pela ordem indicada, Mercúrio, Vénus, O Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Só muito mais tarde se suspeitou da existência dos planetas Exteriores - Urano, Neptuno e o até á poucos anos considerado planeta Plutão.
A oitava esfera contem todos os outros astros.
Infelizmente os principais corpos celestes não se movem de acordo com os padrões regulares exigidos por este harmonioso modelo. Por vezes parecem retroceder nos céus e as suas dimensões aparentes variam, o que dá a entender que ora se aproximavam, ora se afastavam da Terra. Para explicar estas irregularidades, Ptolomeu como outros astrónomos anteriores concebeu um sistema de esferas menores que giram no interior das principais.
No obstante a sua complexidade o sistema manteve-se incontestado na sua essência até os modernos astrónomos, a começar por Copérnico (1473-1543), lhe contraporem a teoria correcta segundo a qual os planetas descrevem orbitas em torno do Sol.