Breaking News

Cachoeira do Buracão – Ibicoara - BA - Brasil



A fantástica Cachoeira do Buracão tem 85 metros de queda d’água que enchem um poço no fundo de um buraco gigante formado entre as paredes de um canyon. Daí o nome “buracão”.
Localizada, na Chapada Diamantina, no município de Ibicoara – BA, foi descoberta em 2001, por um grupo de quatro turistas mulheres.
Após a vista por cima da queda, dá para atravessar o canion e ver a cachoeira por baixo.
A cachoeira e o curso do rio estão rodeados pelas paredes desse canyon e isso confere ainda mais magnitude e imponência ao espetáculo.
Para chegar à Cachoeira do Buracão, é necessária a ajuda de um guia. A trilha não é demarcada e não pode ser percorrida sem orientação.
A opção é contratar um guia na cidade de Ibicoara. Eles podem ser encontrados na praça central da cidade na Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara - ACVIB).
A partir de Ibicoara, são aproximadamente 30 km em estrada de chão até o início da trilha, passando por um rio no meio do caminho (em período de chuva, pode haver restrição de passagem para carros de passeio), e mais 3 km de caminhada.
É uma trilha tranqüila, praticamente plana, só no final é que tem uma parte mais difícil: antes de chegar na cachoeira, é preciso atravessar um cânion de mais ou menos uns 100 metros de comprimento.
Nada complicado se o rio não corresse dentro dele. Temos duas opções: ou cair na água e nadar - contra a correnteza - até a cachoeira ou ir escalando os paredões.