Breaking News

Portugal estreia-se com goleada

Portugal entrou da melhor maneira na qualificação para o Euro 2016 ao golear a seleção da Geórgia por 7-0, em jogo disputado em Calarasi, Roménia. Os golos lusos foram apontados por Cardinal (10'), Bruno Coelho (16'), Ricardinho (18'), Djô (20'), Ricardinho (20'), Pedro Cary (35') e Paulinho (40').

Como já era esperado, a seleção georgiana remeteu-se à zona dos dez metros defensivos, cedendo o domínio de jogo ao cinco luso e apostando nas transições rápidas. A seleção portuguesa entrou confiante e dispôs de várias oportunidades nos primeiros minutos do encontro, mas os postes e o guarda-redes Kepashvili foram evitando aquilo que parecia inevitável.

Aos 10 minutos, Cardinal recuperou a bola, combinou com Arnaldo e rematou para o primeiro golo do encontro. Mais seis minutos e o 2-0 apareceu de forma natural, com uma boa jogada coletiva a ser concretizada por Bruno Coelho.

O avolumar do resultado aconteceu quando a Geórgia, vendo-se em desvantagem deixou de jogar com um bloco tão baixo e optou pela estratégia do cinco para quatro. Ricardinho, que já tinha deliciado os adeptos com vários pormenores de classe, apareceu no jogo para deixar a sua marca com golos. Primeiro de calcanhar a passe de Cardinal (18'), e depois aproveitou para rematar para a baliza deserta dos geórgios, após uma recuperação na zona defensiva lusa. Pelo meio, Djô já tinha feito o 4-0.

Os 5-0 ao intervalo justificavam-se perfeitamente perante uma Geórgia que resistiu apenas nos dez minutos iniciais.

Na segunda parte, e com a diferença no marcador, o encontro decorreu de forma mais equilibrada com a seleção de Jorge Braz a diminuir a sua intensidade, aproveitando a Geórgia para crescer e subir com mais perigo pondo em xeque Vítor Hugo, guarda-redes que surgiu na baliza na segunda parte por troca com Bebé.

A cinco minutos do fim, Portugal festejou mais um golo com Cary a marcar a passe de Cardinal, a segunda assistência do pivot no encontro. Ainda houve tempo para mais um golo com Paulinho a inscrever o seu nome na lista de marcadores. Jorge Braz aproveitou o desequilíbrio no resultado para rodar os jogadores na segunda parte. Apenas André Sousa não entrou.

Este foi o centésimo jogo oficial da seleção portuguesa de futsal que tem um saldo altamente positivo (61 vitórias, 13 empates e 26 derrotas).

Portugal volta a entrar na quadra em esta quinta-feira, a partir das 13h45 (hora portuguesa) diante do Cazaquistão.

Equipas:

Portugal: Bebé, João Matos, Paulinho, Pedro Cary e Ricardinho.

Jogaram ainda: Cardinal, Arnaldo, Bruno Coelho, Tiago Brito, Djô, Fábio Cecílio, Mário Freitas e Vítor Hugo.

Treinador: Jorge Braz.

Geórgia: Kepaschwili, Nishnianidze, Dzabiradze, Altunashvili e Roni. Jogaram ainda: Maisaia, Sebiskveradze, Bobokhidze, Chanukvadze, Lukava, Jvarashvili e Zedelashvili.

Treinador: Arsen Kvantaliani.

Árbitros: Oleg Ivanov (Ucrânia), Vyacheslav Daragan (Ucrânia) e Danijel Janosevic (Croácia).