Breaking News

O QUE TE FAZ FELIZ?



Um mestre oriental estava reunido com um grupo de pessoas, que vinham vĂȘ-lo a fim de receber um pouco de sua sabedoria. O mestre sempre ouvia as perguntas das pessoas e procurava responde-las de acordo com o nĂ­vel de entendimento de cada um.

Uma das pessoas virou-se para o mestre e perguntou:

- Mestre, o que Ă© a felicidade?

- Antes de responder essa pergunta – disse o mestre – vou fazer uma pergunta a todos. O que te faz feliz?

- Meus filhos são a minha felicidade, disse uma moça.

- Minha estabilidade financeira me dĂĄ tranquilidade, e consequentemente, me faz feliz, disse um comerciante.

- Minha esposa, disse um homem que amava muito sua mulher.

- Penso que serei feliz quando encontrar meu grande amor, disse um jovem.

E cada uma das pessoas foi dizendo aquilo que a fazia feliz.

Por Ășltimo, sobrou um senhor mais idoso, dos seus mais de sessenta anos. O mestre perguntou:

- SĂł falta o senhor responder a pergunta. O que te faz feliz?

O senhor parou, pensou um pouco, olhou para o céu, e respondeu:

- Nada…

Todos ficaram surpresos com a resposta, o homem completou.

- Nada me faz feliz. NĂŁo consigo encontrar alguma coisa que me traga felicidade. Eu simplesmente sou feliz.

Todos olharam uns para os outros e se deu um silĂȘncio no ambiente. O mestre disse:

- Prestem atenção no que esse homem acabou de dizer, pois dentre todos aqui, ele Ă© o Ășnico que encontrou a felicidade verdadeira. SĂł hĂĄ felicidade ou realização quando esse sentimento nĂŁo estĂĄ ligado a coisa alguma, nĂŁo depende de nada e nĂŁo precisa de nada. Quando nossa felicidade estĂĄ vinculada a algo, ela serĂĄ sempre incompleta e sujeita a terminar a qualquer momento. Se vocĂȘ disser, meus filhos me fazem feliz, ou sou feliz por este ou aquele motivo, caso vocĂȘ venha a perder isto, sua felicidade se esgota, se perde, e vocĂȘ nĂŁo mais a terĂĄ. Mas quando nossa felicidade nĂŁo depende de coisa alguma, ela vem apenas de dentro de nĂłs, sem nenhuma explicação e causa. Essa Ă© a felicidade mais pura e real.

Autor: Hugo Lapa