Breaking News

A MELHOR RELIGIÃO



Um homem desejava entender a verdadeira religião. Procurou um mestre e lhe fez várias perguntas.

- Mestre, procurei-te pois desejo que me instruas sobre a verdadeira religião.

- Sim. - disse o mestre. - O que desejas saber?

O homem, que aspirava ao verdadeiro conhecimento, fez as seguintes perguntas:

- Mestre, qual o melhor ritual religioso?

- O melhor ritual é a caridade... Respondeu o mestre. Colocar-se no lugar do outro, ver Deus em nosso semelhante e ajudar em seu soerguimento é, sem dúvida, o melhor ritual que existe. Só a caridade liberta e edifica o ser humano.

- E qual o melhor templo?

- O melhor templo é a natureza... A natureza nos ensina a todo momento. Nela nascemos, crescemos, nos provemos, temos nossa existência e depois retornamos ao seio da Terra. O sol e a lua brilham sem nada pedir em troca. A terra forma seus pilares. O céu expressa o infinito e o movimento celeste o ritmo contínuo da eternidade. Os rios e mares são o nosso melhor batismo.

- Qual o melhor livro sagrado?

- O Melhor livro sagrado é a nossa consciência... Nela estão inscritas as leis e os princípios sagrados da vida. Nossa consciência é nosso melhor guia e juiz. Ela registra cada ato bom ou mal que praticamos. O código de conduta, a moral, as revelações celestes e os axiomas de sabedoria, tudo isso está em nossa consciência e nela encontra terreno fértil para desabrochar.

- Qual o melhor dogma?

- O melhor dogma é o amor... Esta é a mais verdadeira sabedoria religiosa. É a maior verdade irrefutável das relações humanas. “Ama teu próximo como a ti mesmo”. “Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você”. É a lei áurea da justiça e da reciprocidade das relações entre todos os seres.

- Qual a melhor oração?

- A melhor oração é o silêncio... É no silêncio que ouvimos a vida e principalmente ouvimos a nós mesmos. Lançar palavras ao vento, ainda mais com fórmulas repetidas, é dispensável. O silêncio acalma a mente, abranda as paixões, ameniza as emoções descontroladas e tranquiliza o espírito. A oração sagrada do silêncio nos permite ouvir o infinito, sentir o cosmos e receber a graça divina.

- E, finalmente, qual a melhor doutrina?

- A melhor doutrina é a esperança... A esperança daquele que erra; daquele que é imperfeito; daquele que se queda diante das dificuldades; daquele que sofre, e daquele que não conhece o amanhã. A melhor doutrina nos concede a fé e a esperança de seguir em frente, atravessar este mundo de trevas, cruzar o vale de lágrimas da existência humana, navegar pelas marés mais agitadas da vida e vislumbrar a luz. A melhor doutrina é sentir arder uma chama interior de fé, que ilumina seu caminho, e te conduz a um porto seguro de perfeição.

Autor: Hugo Lapa