Breaking News

Caverna Líbano: Jeita Grotto e Harissa



Em meio às montanhas do Líbano, distante há 18 km de Beirute, está a gruta considerada a mais bela do mundo: a Jeita Grotto. De fato, nunca tinha visto nada tão belo em termos de espeleologia, mesmo em Minas Gerais, onde existem mais de 500 grutas espalhadas por todo o território mineiro.

A notoriedade da Jeita Grotto é tamanha, que é inclusive uma das finalistas para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo Natural. Sem dúvida, merece ser uma das vencedoras!
Para se chegar a gruta, é preciso pegar um trenzinho e depois um teleférico. No caminho já dá para imaginar o que está por vir em meio à vegetação fechada cortada pelo rio. A gruta é divida em duas, a parte alta e a baixa. A alta é a primeira a ser visitada, com formações belíssimas de diferentes rochas e minerais. Os salões são de uma amplitude incrível! São 2.2 km de extensão, mas apenas 750 metros estão abertos à visitação pública.
A parte baixa é um verdadeiro espetáculo da natureza, com um rio de águas cristalinas de um azul esverdeado maravilhoso, por onde é feito o acesso. Durante o inverno fica fechada, em razão do alto nível das águas impossibilitarem a navegação.

Deixando a Jeita Grotto para trás, é hora de visitar Harissa, que uma espécie de Corcovado do Líbano. No pico da montanha está a estátua de Virgem Maria, chamada também de Nossa Senhora do Líbano. Lá no alto se encontram também a Igreja Maronita e a bela catedral ortodoxa em estilo bizantino dedicada a São Paulo. Ainda que seja um lugar cristão, é possível observar a presença de muçulmanos, que vão até o local para admirar a bela vista da cidade. O acesso é feito por teleférico, seguido de funicular