Breaking News

Como Fazer Licor de Café


O licor de café é um licor que qualquer amante de café deve experimentar, devido ao seu delicioso e original sabor. Aqui mostramos uma receita prática e rápida para que possa preparar o seu licor caseiro a baixo custo, e desfrutar deste sabor inconfundível. A receita é simples e a única coisa que precisa é paciência pois o seu sabor melhora com o tempo.

 

Ingredientes e utensílios

     1 litro de aguardente
     200 gramas de grão de café torrado
     200 ml de água
     450 gramas de açúcar
     Um recipiente de vidro que vede bem
     Filtros de pano ou de papel reforçado
     Uma licoreira

Modo de preparação

    Coloque os grãos de café e a aguardente num recipiente de vidro bem vedado. Reserve, num local seco e escuro durante cerca de 20 a 30 dias.
    Durante este período deve agitar o frasco com a maior regularidade possível, com uma frequência de pelo menos 5 em 5 dias.
    Passado o período de 20 a 30 dias, filtre a mistura utilizando um filtro de pano ou de papel reforçado. Pode optar por reservar parte dos grãos de café no licor, o que irá intensificar o sabor do com o tempo e proporcionar um aspeto visual agradável.
    Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve a lume brando. Não deve deixar a mistura engrossar demasiado. Após o açúcar derreter, esta deve ter a consistência de um xarope. Após ferver, deixe arrefecer por completo.
    Acrescente a mistura ao frasco que contém a mistura de café e aguardente. Reserve durante cerca de 1 dia.
    No dia seguinte, agite bem o líquido e volte a filtrar.
    Coloque o preparado numa licoreira.

Pode consumir de imediato mas o ideal será esperar cerca de 30 dias para garantir um sabor ainda mais acentuado. Quanto mais tempo passar, mais intensificado será o sabor.