Ultimas Noticias...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Duplo sol na Terra brevemente


Duplo sol na Terra
Será um fenómeno que promete deixar toda a população da Terra de olhos postos no céu. A explosão da estrela Betelgeuse, na constelação de Orion, vai resultar em dois sóis durante o dia e deixar a noite iluminada como se fosse... dia. O físico Brad Carter, da Universidade de Queensland, na Austrália, lançou a teoria de que poderá acontecer já em 2012 ou daqui a uns milhares de anos. A restante comunidade científica levanta muitas dúvidas.


De acordo com o australiano, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Orion está na recta final da sua vida. Betelgeuse encontra-se, actualmente, no estado de Supergigante Vermelha, que antecede a fase de Supernova. Pelo facto de estar a uma distância da Terra entre os 497 e os 789 anos-luz, esta estrela pode já ter explodido há muito tempo e essa informação ainda não ter chegado ao nosso planeta. Quando chegar, Brad Carter garante que a noite será dia e o dia terá dois sóis. Se a estrela se apagar hoje, só daqui a aproximadamente 497 anos desaparecerá do céu nocturno.

"O brilho que a estrela vai atingir na sua fase Supernova é polémico", afirmou ao CM o astrónomo José Matos, explicando: "Há quem fale em pelo menos 10 mil vezes mais brilhante do que o brilho actual. Isso será o equivalente ao brilho da Lua em crescente. Mas há também quem aponte para um brilho semelhante ao da Lua Cheia. Certo é que, de uma forma ou de outra, será uma bela explosão, mas nada que chegue ao brilho do Sol durante o dia".

Com uma baliza temporal tão grande para que o fenómeno aconteça, a expectativa está em saber qual o fim da Betelgeuse: uma estrela de neutrões ou um buraco negro. Apesar da sua proximidade com o planeta Terra, a explosão da Betelgeuse não vai representar perigo para a vida no planeta.

PARTILHA ISTO NA REDE SOCIAL !!!!!!!!

 
Copyright © 2014 Só te conto... . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates