Wok elétrico

Que seja asiático! Os woks elétricos servem para a preparação rápida de comida. Estes utensílios de origem asiática são indicados para cozinhar com pouca gordura.

Um wok elétrico é...


Um wok é uma frigideira completamente côncava. Nos países do sul e no sudoeste da Ásia, o wok é um dos utensílios de cozinha mais importantes para preparar comida. Os woks têm uma pega de cada lado, uma em frente da outra. Tradicionalmente, usavam-se em fogões de carvão.

Há versões em aço-carbono, gusa, chapa, aço inoxidável e alumínio. Entre nós, os woks têm, normalmente, um fundo plano. Encontram-se, muitas vezes, com revestimento antiaderente para se poderem usar em fogões elétricos, a gás ou de indução. Para cozinhar com um wok elétrico, usa-se um wok que se aquece sobre um elemento de aquecimento. Portanto, o wok não aquece ao lume, mas sim num elemento elétrico, uma estação de base que funciona como um tipo de "placa do fogão".

Funcionamento


A maior parte das tigelas antiaderentes são colocadas sobre uma estação de base. Primeiro, o regulador da temperatura é colocado a cerca de um quarto, para aquecer a tigela vazia durante alguns minutos antes de acrescentar os alimentos. A seguir, o utilizador pode regular a temperatura a gosto. Enquanto o aparelho aquece até à temperatura desejada, a maior parte dos aparelhos tem uma lâmpada-piloto acesa na estação de base para o indicar. A luz apaga-se quando é atingida a temperatura selecionada.

O que é cozinhar com um wok?


Cozinhar ou saltear com um wok é uma técnica de cozinha que consiste em preparar os alimentos em óleo muito quente. Os alimentos têm de ser constantemente virados. Uma característica do processo de saltear é a temperatura de preparação ser sempre um pouco superior ao ponto de ebulição da água, nomeadamente entre os 160 e os 230 graus Celsius. A humidade crescente evapora-se de imediato graças à superfície extremamente quente do wok, mantendo o sabor.

Rápido


É tão rápido cozinhar com um wok, que os alimentos têm já de estar cortados e preparados antes de começar. Os pratos feitos num wok têm de ser servidos na hora.

Óleo


Devido à elevada temperatura ao cozinhar com um wok, tem de ser usado óleo puro, que não se queime nem fumegue com a temperatura de preparação. São indicados óleos puros, como azeite, óleo de amendoim, de milho ou de girassol. O óleo para saladas não é suficientemente puro para cozinhar com o wok.

Porquê cozinhar com um wok elétrico?


O mais importante ao cozinhar com um wok é a temperatura alta. Um bico de fogão a gás muitas vezes não produz o calor suficiente para cozinhar com o wok. As placas de cozinha modernas costumam ter, por isso, um bico de gás grande que pode ser usado para cozinhar com um wok. Se não tiver um bico de gás grande, o wok elétrico é o ideal. O elemento de aquecimento do wok elétrico garante o calor suficiente. Além disso, a temperatura pode ser regulada na perfeição.

Vantagens


O facto de, com o wok elétrico, não precisam de estar de pé frente ao fogão para cozinhar, permite-lhe ter flexibilidade. Só precisa de uma ligação à corrente. Com um wok elétrico também pode manter a comida quente.

Outros métodos do wok


Para cozer a vapor, introduza um pouco de água no wok. Coloque, então, no wok, uma grelha de cozer a vapor sobre a qual vai depositar um cesto para cozer a vapor ou uma placa com os alimentos a preparar. Leve a água a ferver e cubra o Wok com a respetiva tampa. A maior parte dos woks elétricos inclui uma tampa, que faz parte do pacote normal. Para fritar, acrescente cerca de cinco centímetros de óleo no wok. Pode começar a fritar quando o óleo tiver atingido a temperatura certa.

Cozinha saudável com o wok elétrico...


Um wok elétrico é indicado para preparar pratos de frigideira, mas também pode ser usado para fritar, cozer ao vapor e fumar. Devido ao curto tempo de preparação, saltear, entre outras coisas, é uma forma saudável de cozinhar. Um wok elétrico é, normalmente, um aparelho combinado, consistindo num elemento de aquecimento elétrico com um wok amovível.

O wok não é aquecido a gás, mas sim de forma elétrica. Os woks elétricos não precisam de ficar junto ao fogão, pois podem ser ligados a qualquer tomada. Também pode usar o wok para manter a comida quente na mesa. O wok tem um fundo redondo. A sua parte central é a mais quente. Carne, legumes e peixe são cozinhados e ficam prontos ao serem mexidos.

Tempo de preparação curto


É muito rápido cozinhar um prato no wok devido ao calor e às grandes dimensões da sua superfície. Assim, com o wok, o sabor e a cor típicos mantém-se, bem como as vitaminas e outros nutrientes. Uma vez que o calor no wok é bem distribuído, precisa de pouca gordura ou óleo para preparar a comida.

Por isso, normalmente, os pratos preparados no wok têm pouca gordura, poucas calorias e pouco colesterol. Os woks com revestimento anti-aderente são muito fáceis de limpar e precisam de menos óleo para cozinhar. A desvantagem dos woks elétricos é que nem todos atingem a temperatura necessária.

Fabricantes


Bartscher, Bestron, Bomann, Clatronic, Elta, Gastroback, Kenwood, Lagrange, Rommelsbacher, Severin, Tefal, Tristar, WIK.