Breaking News

Venderam ao estrangeiro uma locomotiva centenária!


A CP (Comboios de Portugal) vendeu uma locomotiva centenária, estacionada na Estação da Linha do Tua, que seguiu para França, onde vai ser utilizada em turismo ferroviário. A venda foi confirmada à CIR pela CP, mas está a levantar polémica.
O presidente do movimento garante que a Fundação Museu Nacional Ferroviário, responsável por este tipo de espólio, não foi informada desta venda.
Filipe Esperança não compreende o porquê de uma locomotiva, com mais de 100 anos de história, sair do país em vez de continuar a servir em Portugal o mesmo propósito que vai ter em França.

“Trata-se da locomotiva E166, que estava num dos resguardos da estação de Foz Tua. De acordo com algumas notícias, a Fundação Museu Nacional Ferroviário desconhecia completamente o transporte desta locomotiva.
É uma peça histórica. Entrou em serviço em Portugal em 1905, tem neste momento 111 anos de história. Faz parte da nossa história, da nossa cultura. Deu imenso ao nosso povo. E é muito estranho que a entidade que está responsável por este material não tenha conhecimento desta venda”, frisa o representante do Movimento pela Linha do Tua.

Até ao momento, não foi possível obter uma reacção por parte da Fundação Museu Nacional Ferroviário nem do Ministério do Planeamento e Infraestruturas sobre o assunto.
Já a CP confirma a venda a uma empresa estrangeiro, não confirmando, no entanto, a nacionalidade do comprador.