Breaking News

A areia olímpica não cola ao corpo



A areia do voleibol de praia dos Jogos Olímpicos não cola ao corpo como a "areia normal" das praias. Isto porque as regras para a areia da competição são tantas e tão precisas que a areia se torna de facto fora no normal.

Basta estar cinco segundos numa praia para a areia se enfiar em todo o lado: nos sacos, no livro, no telefone, no carro, em todas as partes do corpo. E, no momento em que se começa a transpirar, não há forma de a descolar do corpo. Mas então como é que os atletas olímpicos não estão totalmente cobertos de areia durante os jogos?

A Federação Internacional de Voleibol de Praia (FIVB) tem regras muito precisas sobre o tipo de areia das competições.

1.2 SUPERFÍCIE DE JOGO
1.2.1 O terreno deve ser de areia nivelada, o mais plano e uniforme possível, livre de pedras, conchas e qualquer outro objeto que possam representar risco de cortes ou lesões para os jogadores.
1.2.2 Em competições Mundiais e Oficiais da FIVB a areia deverá ter uma profundidade mínima de 40 cm e ser constituída por grãos finos ligeiramente compactados.
1.2.3 A superfície de jogo não pode apresentar qualquer perigo de lesão para os jogadores
1.2.4 Para Competições Mundiais e Oficiais da FIVB a areia deve também ser peneirada até um tamanho aceitável, não muito grossa, livre de pedras e partículas perigosas.
Não deve ser demasiado fina de forma a não provocar poeira e não ficar agarrada à pele.

Portanto, a areia deve ser fina mas não demasiado fina, peneirada mas não como farinha, suave mas não como pó de talco. Partículas granulosas de natureza mineral especiais que não se encontram em qualquer praia comum.