Breaking News

A intrigante espiral vista nos céus da Noruega

Em 9 de dezembro de 2009, uma espiral curiosa de luz azul e branca apareceu no céu noturno sobre o norte da Noruega e Suécia, assustando os moradores locais e gerando um intenso debate entre os astrônomos e cientistas, bem como os teóricos da conspiração.

Centenas de pessoas chamaram o Instituto de Meteorologia Norueguês para saber o que eram essas espirais. Foi sugerido que eram luzes nórdicas anônimas, extra-terrestres e buracos de minhoca transdimensionais. Alguns até compararam ao evento de experimentos de alta energia que estava acontecendo naquele momento na Suíça. A luz foi vista por todo o norte da Noruega e Suécia, e foi relatado ter durado 10 minutos.

A intrigante espiral vista nos céus da Noruega

Ao contrário de muitos avistamentos de OVNIs que foram inexplicáveis, o mistério da espiral norueguês foi resolvido em apenas 26 horas após a exibição aérea. A luz azul foi causada por um disparo teste de um míssil russo que falhou.

O Ministério da Defesa da Rússia emitiu uma declaração oficial afirmando que houve uma falha técnica no terceiro estágio do míssil Bulava, fazendo com que os gases de escape saíssem de lado enviando o míssil num giro frenético.

“Tais luzes e nuvens aparecem de tempos em tempos quando um míssil falha nas camadas superiores da atmosfera e têm sido relatados antes … Pelo menos esta falha no teste serviu de fogos de artifício para os noruegueses”, disse o analista de defesa russo Pavel Felgenhauer.

O Bulava é um míssil balístico intercontinental (ICBM) projetado para ter uma gama de 10.000 km, mas os seus repetidos fracassos têm sido uma fonte de constrangimento para a Rússia. Pelo menos 6 dos 13 testes anteriores (em 2009) também terminaram em fracasso.