Breaking News

Dr. António de Oliveira Salazar


Nasceu pobre, filho de camponeses, na aldeia do Vimieiro, Freguesia de Sta. Comba Dão. Estudou em Viseu e mais tarde em Coimbra onde se Formou.
Foi ministro das Finanças, presidente do Conselho de Ministros, fundador e chefe do partido União Nacional. Equilibrou as finanças públicas, criou as condições para o desenvolvimento económico e conseguiu que Portugal e Espanha ficassem de fora da II Guerra Mundial. Manteve a separação entre o Estado e a Igreja e foi o maior Obreiro da Pátria, tendo feito milhares de Obras Públicas de grande interesse: -Estradas, edifícios públicos (escolas, pontes, hospitais, quartéis, tribunais) bairros sociais para os pobres, barragens, etc. tanto em Portugal como nas Colónias Ultramarinas. Quando faleceu, pobre exactamente como havia nascido, deixou nos cofres do Estado 900 Toneladas em ouro.
Neste pequeno video vemos: Imagens de Salazar, discurso em Braga, inauguração da Ponte Salazar em Lisboa, o funeral do Dr. Salazar (camara ardente) no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Campa de Salazar, (originalmente apenas uma laje de granito no chão de terra do cemitério do Vimieiro) actualmente coberta com memoriais oferecidos pelo Povo.