Breaking News

Os estranhos poderes e privilégios da Rainha Isabel II



É dona de todos os cisnes do país

Tecnicamente, todos os cisnes não marcados pertencem à rainha, embora a coroa só exerça esse direito sobre as aves de "cercas zonas do rio Tamisa e afluentes", segundo o site oficial da família real.

E todos os golfinhos também

A Rainha ainda detém todos os esturjões, baleias e golfinhos das águs britânicas.

Pode conduzir sem carta

As cartas de condução são emitidas em nome da rainha... que é a única pessoa do Reino Unido que não precisa de uma para conduzir. Nem de matrícula no carro.

Não precisa de passaporte

Ao contrário dos outros elementos da família real, a rainha pode viajar para o estrangeiro sem passaporte.

Tem dois dias de aniversário

O dia de aniversário oficial é celebrado num sábado de junho, apesar de ter nascido a 21 de abril, dia que também é festejado publicamente, claro.

Tem o seu próprio multibanco

No Palácio de Buckingham há um multibanco para uso da família real.

Tem o seu próprio poeta

Ser poeta da rainha é um cargo honorário, designado pela monarca, tendo em conta um "trabalho de relevância nacional". Quando a posição foi criada, o designado recebia cerca de 280 euros por ano e vinho. Hoje em dia, recebe um barril de Cherry.

Tem de assinar as leis

O consentimento da rainha é necessário para transformar qualquer projeto de lei, depois de aprovado do Parlamento, em lei. A última vez que um monarca britânico recusou o "Assentimento Real" foi em 1708.

Pode designar Lordes

A rainha tem o poder de designar Lordes, que podem depois ter assento no Parlamento, mas, à semelhante de outros poderes, só o exerce "a conselho" dos ministros.
Não tem de pagar impostos

Mas paga. Fá-lo voluntariamente desde 1992.

Tem cavaleiros

São designados pela rainha, que os nomeia cavaleiros pessoalmente. São tipicamente figuras que deram uma contribuição especial à sociedade britânica.
Pode passar por cima do governo em caso de crise constitucional grave

Neste caso, pode "agir contrariamente ou sem conselho ministerial". Este poder nunca foi aplicado, mas a possibilidade mantém-se.

Pode fazer cair o governo australiano

Como Chefe de Estado da Austrália, a rainha detém alguns poderes sobre o governo. Em 1975, por exemplo, o representante da rainha na Austrália, demitiu o então primeiro-ministro.

Lidera a Igreja Anglicana

A rainha Isabel II é a líder da Igreja Anglicana, estabelecida depois de Henrique VIII virar costas à Igreja Católica, no século XVI. Neste campo, o seu título formal é "Defensora da Fé e Governadora Suprema da Igreja de Inglaterra" e pode nomear bispos e arcebispos, um poder que só exerce sob aconselhamento do primeiro-ministro que, por sua vez, se guia por uma Comissão da Igreja.

Não pode ser acusada

Além de ter imunidade também não pode ser chamada a testemunhar em tribunal. Isto porque, em teoria, a monarca "é incapaz de pensar ou fazer mal", conforme explicou o especialista John kirhope ao Business Insider.